Cidadeverde.com

Calor e umidade favorecem o surgimento da candidíase

Imprimir

A candidíase prejudica as mulheres principalmente durante o verão. Afinal, a proliferação de fungos é favorecida pelo hábito de permanecer muitas horas com roupas de banho molhadas. Entre os sintomas estão: corrimento, coceira intensa, sensação de ardência na região genital e ao urinar, dor durante o contato íntimo, inchaço e vermelhidão.

Quando algum fator interno ou externo modifica a condição do micro-organismo responsável pela infecção, ele pode se multiplicar no canal vaginal e provocar o problema.

A contaminação pode ocorrer por secreções provenientes da boca, pele, vagina e dejetos dos portadores. Diabetes, HPV, alergias e maus hábitos de higiene também facilitam o crescimento de fungos ou causam o enfraquecimento do sistema imune.

Dicas

Manter o diabetes sob controle, usar pílulas mais fracas ou outros métodos anticoncepcionais, evitar o consumo desnecessário de antibióticos e não utilizar duchas vaginais são medidas que ajudam a evitar e combater o problema.

Além disso, é recomendada a utilização de sabonetes líquidos apropriados para a higiene íntima. Isso porque esses produtos possuem ph abaixo de 6.

Aliás, a alimentação saudável também ajuda na prevenção. Por isso é recomendado evitar o excesso de carboidratos, gordura e açúcar, já que essas são as principais fontes de alimento do fungo da candidíase vaginal.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais