Cidadeverde.com

Governador se reúne com Rui Costa e discute prioridades do Consórcio Nordeste

Imprimir

Foto: Ccom

O governador Wellington Dias se reuniu nesta quarta-feira (19), em Brasília, com o governador do estado da Bahia e presidente do Consórcio Nordeste, Rui Costa. Em pauta, as prioridades do grupo nordestino para o primeiro semestre deste ano.

Em abril, os chefes de Estado da região se reúnem em Fortaleza, quando receberão representantes de países europeus para discutir áreas de interesse comum que possam apontar para investimentos bilaterais. O encontro está alinhado com uma agenda, ainda sem data marcada, em que representantes do Consórcio Nordeste irão até a Espanha e, logo, após, para a Bélgica, discutir o estreitamento de relações comerciais e culturais.

“A Espanha é o país que mais investe no Nordeste brasileiro. Empresas espanholas, como a Acciona, possuem investimentos na região de Lagoa do Barro, na área de energia limpa. O objetivo é ter o Nordeste como uma porta de entrada de produtos europeus para o Brasil e, em contrapartida, também ter a Espanha como um acesso dos produtos nordestinos à Europa”, explica Wellington Dias.

A ideia é definir quais portos e aeroportos poderão ser integrados entre a região e o país basco, tendo em vista também quais voos diretos, tanto turísticos, quanto comerciais, poderão ser inclusos nessa política. A expectativa é de que os encontros sejam realizados entre os dias 2, 3 e 4 de março.

Os governadores trataram ainda do projeto, já em andamento, Nordeste Conectado, que segue os moldes do pioneiro desenvolvido no Piauí. O planejamento é integrar os cerca de 1,5 mil municípios da região, com internet banda larga, através de 50 mil quilômetros de rede em fibra óptica.

“Para Fortaleza, estamos aprontando uma ‘Mapa Nordeste’, que já foi apresentado na reunião do consórcio em Teresina. Agora, precisamos estabelecer as prioridades no setor de ferrovias, projetos em energia, saneamento, rodovias e hidrovias. Ou seja, poder trabalhar de forma completa a integração da região e os investimentos que serão necessários para que todos os estados tenham um ritmo de desenvolvimento especial”, pontua o governador.

 

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais