Cidadeverde.com

Você sabe o que é lesão ocular comuns após Carnaval?

Imprimir

Os olhos são o espelho da alma, mas são também muito suscetíveis a acidentes. Trauma nos olhos é comum após festas como o Carnaval. Espumas, glitter e cotoveladas podem parecer inocentes. Pancadas, queimaduras e perfurações são os tipos de lesões mais frequentes na região dos olhos.

O que fazer nessas situações? Como saber se é uma lesão ou uma simples irritação? O oftalmologista, especialista em oculoplástica, Dr. André Borba, responde algumas dúvidas sobre o assunto.

“A primeira observação importante é lembrar que em hipótese alguma deve-se fazer auto tratamento. A consequência pode ser perda parcial ou total da visão”, alerta Dr André Borba.

Começando a identificar uma lesão: dor ou problemas para enxergar? Olhos movimentando-se diferente um do outro? Pupilas diferentes uma da outra? Sangue? Corte na pálpebra? Algo arranhando? Qualquer uma ou todos esses sintomas são de lesões oculares. Como agir?

“Para ferimentos identificados, não tente retirar o objeto, não enxague com água e principalmente, não esfregue ou faça pressão”, comenta Borba. Essas são as primeiras reações e que podem piorar a situação do olho lesado.

Algumas medidas podem ser tomadas para minimizar e prevenir acidentes. O uso de óculos protetores e de sol são uma das orientações. Com crianças, os cuidados devem ser redobrados e não permitir brinquedos pontiagudos.

Não ignore os sintomas. Procure um médico e não se auto medique.

 

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais