Cidadeverde.com

Sesapi investiga segundo caso suspeito de coronavírus em Teresina

Imprimir

Foto: Yasmim Cunha/Cidadeverde.com

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) confirmou nesta sexta-feira (28) que um segundo caso suspeito de coronavírus está sendo investigado em Teresina. A informação foi confirmada ao Cidadeverde.com após reunião a portas fechadas com o Conselho Regional de Medicina (CRM) e autoridades em saúde.

O segundo caso suspeito investigado em Teresina é em um jovem de 25 anos que viajou para Roma, na Itália. O caso será notificado ao Comitê de Operações de Emergência (COE), do Ministério da Saúde. O primeiro registro suspeito já foi notificado junto ao Ministério.

"Na verdade foi notificado um caso para o COE ontem para o município e nós temos um outro caso que vai ser notificado para o COE. Esse (segundo) foi de um paciente atendido no Natan Portela, é um adulto-jovem”, informou o médico José Noronha, diretor do hospital de doenças tropicais Natan Portela, José Noronha.

Apesar do paciente ter dado entrada direta no Hospital Natan Portela, Noronha explica que a unidade não é para livre demanda de pacientes. O Hospital  Infantil Lucídio Portela também funciona como atendimento terciário para doenças respiratórias. “São hospitais que recebem pacientes para internação através da central de regulação de leitos estadual", destacou Noronha.

As entidades debatem "união de forças" para impedir a propagação do coronavírus no Estado. A ideia é envolver também hospitais privados nos protocolos. 

Na reunião, a diretoria do CRM disponibilizou o espaço para orientações de equipes médicas. O uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) e a promoção de informações de prevenção serão alvo de uma maior integração entre as unidades de saúde no estado.  

Primeira suspeita

Nessa quinta-feira (27) a Fundação Municipal de Saúde anunciou que está monitorando um possível caso do Covid-19 em Teresina. Trata-se de uma pessoa de 24 anos que recentemente esteve na Europa. 

Valmir Macêdo
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais