Cidadeverde.com

Teresina cria lei que permite apadrinhar idosos durante finais de semana

Imprimir

Foto: arquivo / Cidadeverde.com

Teresina agora tem um programa de apadrinhamento afetivo de idosos. Foi publicada em fevereiro, no Diário Oficial do Município, a Lei 5.495, que tem como objetivo acolher e amparar pessoas idosas junto a entidades assistenciais públicas ou privadas da capital piauiense.

Segundo o texto da lei, o programa vai permitir o acolhimento e apadrinhamento social de idosos nos finais de semana, feriados e demais datas comemorativas, assim como já acontece com crianças e adolescentes de abrigos.

A ideia é possibilitar a inserção e o convívio social dos idosos, viabilizando a convivência fora das instituições de amparo, além de conscientizar a população sobre a situação de abandono que as pessoas da terceira idade vivem por parte dos familiares.

Foto: arquivo / Cidadeverde.com

Como apadrinhar um idoso

Os interessados no apadrinhamento afetivo deverão comprovar que têm disponibilidade e recursos financeiros para proporcionar o acolhimento do idoso ou da idosa.

Para que seja possível retirar idosos do abrigo, o responsável legal ou familiar dos idosos deve autorizar o apadrinhamento.

A adesão ao programa é opcional e o programa garante que o convívio familiar, ainda que de forma parcial, será assegurado ao beneficiário, por meio de visitações em que serão promovidas a convivência comunitária, a assistência à saúde e a troca de experiências e valores éticos.


Jordana Cury
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais