Cidadeverde.com

Tontura: problema não pode ser ignorado

Imprimir

Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com

Muitos acreditam que a tontura é apenas um mal-estar passageiro. A pessoa sente desequilibro e enjoo e pronto, problema resolvido. Mas não é assim. O problema possui diversas causas, desde uma queda de pressão até uma crise de vertigem. Aliás, a tontura está entre as principais reclamações nos consultórios e prontos-socorros, assim com febre e dor de cabeça. Por isso, merece uma atenção especial.

Essa percepção errônea de movimento pode estar relacionada com diversas doenças. As mais conhecidas são as que atacam o labirinto. Entretanto, há também outras causas.

Problemas no metabolismo, doenças cardíacas, acidentes vasculares cerebrais (AVC), efeitos de medicamentos, distúrbios hormonais, estresse e até excesso de cera no ouvido podem provocar tontura

Como o assunto é amplo, o tratamento deve ser conduzido por médicos de diversas especialidades. Em um primeiro momento, é recomendado consultar um otorrino. Caso descarte problema no labirinto, ele provavelmente indicará o profissional mais recomendado para tratar do problema.

Como existem diversas causas, o paciente nunca deve ignorar o problema, acreditando que é um mal passageiro. Além disso, é preciso também evitar o consumo de medicamentos sem a orientação necessário. Aliás, em casos aparentemente mais graves, seguir para o pronto-socorro pode evitar complicações graves. 

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais