Cidadeverde.com

PF divulga nota; José Monção é preso em Teresina

Imprimir
Em nota oficial, a Polícia Federal afirma que não dará maiores informações sobre a prisão do ex-prefeito de Cocal, José Maria Monção. Segundo a nota, a investigação do caso corre em segredo de Justiça. A operação denominada de Harpia foi deflagada no município de Cocal no início da manhã desta quinta-feira(29).
 
Ex-prefeito de Cocal, José Maria Monção 
Na nota, assinada pelo superintendente Regional, em exercício, delegado Nelson Estevam, disse que duas prisões foram efetivadas: a do ex-prefeito José Monção e de um assessor, Francisco Tadeu, que é irmão do atual prefeito Fernando Sales Filho (DEM).
 
Eles são acusados de participação no desvio de R$ 2,6 milhões de verbas públicas do Fundo de Educação Básica (Fundeb).
 
José Monção foi preso em sua residência em Teresina, no bairro Jockey Clube, zona Leste e Francisco Tadeu  está sendo ouvido pelo delegado Alexandre Uchôa, em Cocal.
 
Além das prisões, sete domicílios foram vasculhadas em busca de documentos, com mandados de apreensão expedidos pelo desembargador federal, Mário César Ribeiro, do Tribunal Regional Federal, da 1ª Região. As prisões são referentes a desvios de verbas públicas na área da Educação.
 
 
 
Veja nota na íntegra:
 
"Nesta manhã 29 do 01, a Polícia Federal deflagrou a operação “HARPIA”, cujo cenário foi a sede do município de cocal na região norte do estado. Essa operação consistiu nas realizações de buscas em sete endereços diferentes, naquele município de cocal, além das efetivações das seguintes prisões:

1 - Prisão preventiva do ex-prefeito de cocal – Jose Maria monção
2 - Prisão temporária do ex-assessor do ex-prefeito – Francisco Tadeu
 
Registra-se ainda que as diligencias acima descritas estão relacionadas a uma apuração criminal sobre desvio de verbas públicas da área da educação sobre a qual se decretou segredo de justiça. As buscas domiciliares e as prisões (preventiva e temporária) dos alvos acima nomeados foram autorizadas pelo desembargador federal, Mário César Ribeiro, do Tribunal Regional Federal, da 1ª Região.
 
Os dois presos foram conduzidos para esta capital, onde deverão permanecer custodiados a disposição da autoridade judiciária acima referida.
 
Teresina Piauí, 29 de janeiro de 2009.
 
Nelson Estevam de Andrade
Delegado regional de Combate ao Crime Organizado
(em exercício no cargo de superintendência regional)".
 
 
Matéria relacionada:
 
Flash de Záira Amorim (direto da PF)
Caroline Oliveira (da redação)

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: