Cidadeverde.com

Vacinação contra o sarampo em Teresina é antecipada para pessoas de 30 a 59 anos

Imprimir

Foto: Divulgação FMS

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) antecipou a vacinação contra o sarampo para pessoas de 30 a 59 anos em Teresina. Salas de vacinas estão abertas em todas as zonas da Capital, de segunda à sexta-feira, de 8h às 12h e das 14h às 18h. A campanha segue até a sexta-feira (13). 

Em fevereiro teve início da imunização para o público-alvo de cinco a 19 anos que devem ser vacinados também até o próximo dia 13. 

"O sarampo é causado por um vírus que causa uma doença muito grave com conjuntivite, rinite, tosse, febre alta por até cinco dias, manchas vermelhas atrás do pescoço que se espalha pelo rosto e corpo. É uma doença grave que acaba com a sua imunidade e não tem medicação. A única forma de prevenção é a vacina tríplice viral que está à diposição da população", explica Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da FMS.

Ela explica que para ficar imunizado são necessárias duas doses da vacina tríplice viral. 

"Se você não tem cartão, não sabe se tomou, você tem que tomar duas doses para ficar protegeida. O intervalo de uma para outra é no mínimo de 30 dias", reitera a médica. 

As doses estão disponíveis em 104 salas de vacinas em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e hospitais. 

No início de janeiro, um bebê de oito meses morreu de sarampo no Rio de Janeiro. Já no sábado (28) foi registrado o primeiro óbito pela doença em São Paulo.


Graciane Sousa
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais