Cidadeverde.com

Museu do Piauí abre exposição sobre as quebradeiras de coco

Imprimir

Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no mundo inteiro no dia 08 de março, o Museu do Piauí abre nesta sexta (06), a partir das 8h30, a V Semana da Mulher, com o tema “Encontro de Saberes e Reviveres das quebradeiras de coco”.  Além de rodas de conversa e apresentação cultural, o museu recebe as exposições de Fafá Guimarães e Pedro Vidal, que permanecem abertas ao público até o dia 31 de março.

“O que nos motivou a criar essa exposição foi o desejo de descentralizar esses saberes das quebradeiras de coco que ficam somente naquela região, assim como a cultura dos povos indígenas, rurais e quilombolas. Então, é para os grandes centros saberem realmente sobre a história, a raiz, como foi construída a nossa cultura, nossa colonização, e a ideia é transformar  isso em um livro e documentário’, conta Fafá Guimarães.

A programação começa com uma apresentação cultural, e em seguida haverá a abertura da exposição fotográfica sobre as quebradeiras de coco da região de São João do Arraial. Logo após tem uma roda de conversa com a participação de Chica Lera, integrante do movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB), a vice-governadora Regina Sousa; a Prefeita de São João do Arraial, Vilma Lima; a pesquisadora Rejane Tavares (Seplan) e prof. dra. Inês Maria Araújo, da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

No sábado (07), haverá a abertura de outra exposição com o tema “Mulheres”, de Lu Rebordosa, e um bate-papo com o tema “Mulheres da Arte, que diferença faz?” com Luzia Amélia, Mariana Paz, Tássia Araújo e Ayla Lopes.

As visitas mediadas às exposições ocorrem de 8h às 12h, até o dia 31 de março, na galeria de artes do Museu do Piauí.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais