Cidadeverde.com

Março Amarelo: massagem é tratamento complementar contra endometriose

Imprimir

Foto: Pixabay/fotos gratis

A Endometriose é a maior causa de infertilidade feminina em todo o mundo. Só no Brasil, a doença, considerada silenciosa, atinge seis milhões de pessoas (cerca de 15% das mulheres em idade reprodutiva). Enquanto isso, outro dado preocupante acompanha a estatística: 50% das brasileiras desconhecem a patologia.

As informações são da Associação Brasileira de Endometriose (SBE) e reforçam a importância da campanha Março Amarelo, voltada mundialmente para a conscientização da Endometriose. A doença surge quando o tecido que reveste o interior do útero (o endométrio) cresce para fora do órgão reprodutor feminino. Ali, as células se multiplicam e podem acabar obstruindo as tubas uterinas, o que dificulta a fecundação do óvulo e espermatozoide.

Ainda segundo a SBE, o diagnóstico da Endometriose demora, em média, oito anos, e os sintomas, como a cólica menstrual intensa, por exemplo, não acendem rapidamente o sinal vermelho. Ao longo dos anos, as dores podem até reduzir a qualidade de vida da mulher.

Alguns fatores de risco favorecem o surgimento da doença, como um sistema imunológico deficiente, histórico familiar, entre outros. Para a mulher que quer engravidar, mas esbarra na infertilidade, existem tratamentos complementares como a massagem, que aumentam as chances de sucesso na realização desse sonho.

Massagem como aliada da tentante

O ginecologista e obstetra dr. José Bento foi pioneiro em se aprofundar em pesquisas que atestam a prática da massagem como fator que contribui de forma positiva para o processo de fertilização. “Os benefícios da massagem voltada para mulheres que estão grávidas são reconhecidos, mas poucos sabem quanto essa terapia é importante para aquelas que desejam engravidar ou para as que estão vivenciando um tratamento de fertilidade”, afirma.

As técnicas de massagem conhecida como Babymoon contam com mais de 90 manobras, que no caso da Endometriose, especificamente, o protocolo ajuda no fortalecimento do sistema imunológico da tentante, melhorando o quadro da doença.

 

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais