Cidadeverde.com

Casos suspeitos de coronavírus no Piauí só são descartados após exames em Recife, diz Florentino

O Piauí possui 4 casos suspeitos de coronavírus. Os exames são analisados em Teresina no Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí (Lacen), mas a suspeita só é descartada após nova análise no laboratório de Recife, Pernambuco.

Em entrevista ao Jornal do Piauí nesta quarta-feira (11), o secretário estadual de Saúde, Florentino Neto, garantiu que há transparência nos dados sobre a doença no Piauí. Segundo ele, dos oito casos suspeitos de infecção por Covid-19,  quatro já foram descartados.

“Nós fizemos exames laboratoriais no Lacen, esses exames não foram capazes de excluir a possibilidade de ter ali o novo coronavírus, então a recomendação é que todos os exames legalizados no Lacen a gente envie depois para o Laboratório Adolfo Lutz (em Recife) que é quem faz a contraprova. Nós só tiramos esse caso da relação de suspeitos, após chegar o resultado do Adolf Lutz”, explicou o secretário.

O Laboratório leva em torno de 72 horas para dar o resultado do exame. Durante o período, a Vigilância Epidemiológica monitora o paciente e pessoas com quem ele teve contato até o caso ser descartado.

Nesta quarta (11), a OMS (Organização Mundial da Saúde) decidiu declarar que há uma pandemia do novo coronavírus em curso no mundo. No Brasil, um plano de contingência deve ser enviado pelos Estados ao Ministério da Saúde.

Fotos: Yasmim Cunha/Cidadeverde.com

Para Florentino Neto, o Piauí é um exemplo nacional na integração das redes de saúde para o monitoramento de casos suspeitos.

“Foi o único estado do Brasil que conseguiu congregar todos os profissionais de gestão da atenção básica de hospitais públicos e privados em uma videoconferência utilizando o Canal Educação, de técnicos da saúde, congregar com os profissionais e socializar com eles todas as informações”, disse. 

Na próxima semana, uma nova reunião entre todos os diretores clínicos dos hospitais regionais deverá ser realizada para atualizar os profissionais de saúde sobre o combate ao Covid-19, o novo tipo de coronavírus.

No Piauí, Hospital de Doenças Tropicais Natan Portela, em Teresina, é o centro de referência para a doença em pacientes adultos. Para crianças, o Hospital Infantil Lucídio Portela é o indicado.

De acordo com a Sesapi, o governo já adquiriu luvas, aventais, máscaras e outros equipamentos para proteção individual de profissionais da rede hospitalar. 

Subnotificação nos hospitais públicos

Florentino negou que haja uma subnotificação dos casos suspeitos na rede pública de saúde. Ele alegou que a maioria dos pacientes tidos como suspeitos tem uma relação com viagem ao exterior e possuem planos de saúde privados. O secretário aponta que até para a rede privada, o hospital Natan Portela é o centro de referência.

Redução da mortalidade na Evangelina Rosa

Um ano após o lançamento do Plano Estadual de Redução da Mortalidade Materna e da Infância, o secretário de saúde comemorou a redução dos índices na Maternidade Estadual Dona Evangelina Rosa.

Segundo a Sesapi, houve uma queda de 6,8% nos casos de morte materna. A taxa de mortalidade neonatal, a morte do recém-nascido até 28 dias, reduziu 9,7%. A mortalidade na infância sofreu uma redução de 3,5%.

Para desafogar o atendimento na Maternidade Evangelina Rosa, está sendo construída a Nova Maternidade, na Avenida Presidente Kennedy, zona Leste de Teresina. A previsão de entrega é para agosto de 2021. Florentino Neto afirmou que R$ 51 milhões já estão garantidos para a compra dos equipamentos da nova maternidade.

Valmir Macêdo 
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais