Cidadeverde.com
Viver Bem

Covid-19: Anthony Wong diz que mundo vive pandemia de fake news

Imprimir

O renomado médico pediatra e toxicologista, Anthony Wong, gravou um vídeo a pedido da blogueira Shantal Verdelho, onde explica a transmissão do conoravírus. Segundo ele, o covid-19 se espalha um pouco mais do que o vírus da influenza, no entanto, há vírus circulando no Brasil muito mais agressivos, como o do sarampo. (Assista acima)

"O coronavírus realmente é um vírus altamente contagioso. Ele se espalha um pouquinho mais do que o vírus da influenza. Ele tem uma contagiosidade um pouco acima de 2.2 ou 2.5, que é a mesma da influenza. Isso quer dizer que uma pessoa com o vírus espalha para duas pessoas. Temos outros vírus muito piores como o do sarampo, que possui contagiosidade de 18 a 20, ou seja uma pessoa transmite para até 20 pessoas", afirma no vídeo.

Segundo ele, um dos grandes problemas do coronavírus é a quantidade de informações falsas sobre a doença. 

"Nós não estamos tendo uma epidemia apenas de coronavírus. Nós estamos tendo, na verdade, uma pandemia de fake news e notícias alarmantes. Estamos no meio de uma crise de pânico que está chegando a paranoia", alerta.

Anthony Wong é professor e diretor do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da FM-USP, e diretor do Instituto Brasileiro de Estudos Toxicológicos e Farmacológicos.

Da Redação
[email protected]

Imprimir