Cidadeverde.com

Maternidade Evangelina Rosa adota medidas preventivas contra o Covid-19

Imprimir

Foto: arquivo Cidade Verde

Preocupada em proteger pacientes e colaboradores, diante da pandemia da doença COVID-19,  causada pelo novo Coronavirus, declarado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e seguindo Decreto Estadual nº 18884 de 16 de Março de 2020 que adota medidas em saúde pública e determinação da Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI), a diretoria da Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER), maior do Estado e referência em alta complexidade tomou medidas preventivas, publicando portaria na ultima terça-feira (17)

Dentre as medidas, ficam suspensas temporariamente  - por 15 dias - os procedimentos eletivos ambulatoriais e Hospitalares do Instituto de Perinatalogia Social do Piauí (IPS), sendo mantidos os serviços de imunização (vacina) e a ultrassonografias. Ainda pensando no risco  iminente  de que  a pandemia atinja o Piauí, a Maternidade está estruturada para receber possíveis casos de gestantes, puérperas e bebês com  COVID-19 que, por ventura , necessitem de cuidados  médicos hospitalares e funcionará  como retaguarda para casos  suspeitos da doença.

Com as medidas emergenciais, os leitos  do  Centro de Parto Normal  (CPN) serão retaguarda  para casos suspeitos  de parturientes com  previsão de parto normal, A Enfermaria 24 da ALA “E” será retaguarda para puérperas. Em relação à visitas e acompanhantes, a determinação é de que as pacientes de UTI Materna terão direito a um visitante por dia. As pacientes com acompanhante não terá direito a visitas.

No campo de Ensino e pesquisa, estão mantidos  o Internato e as  Residências  Médicas e de Enfermagem, no entanto, ficam suspensos outros  estágios  obrigatórios  e visitas técnicas.

Os colaboradores da Unidade Hospitalar com sintomas  respiratórios serão liberados, sem prejuízo,   mediante  atestado médico apresentado à chefia  imediata  do setor (Supervisão/Coordenação). já o uso de máscara será necessário segundo as normas  da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar  (CCIH). Está  vedado o uso  de telefones  celulares  nas áreas  criticas ( Centro  Cirúrgico, Obstétrico, UTIs, UCINCo , UCINCa )  e restrito nas outras áreas.
             
Para o diretor geral da Maternidade, médico Francisco Macêdo, as equipes da MDER estão preparadas e treinadas  para o atendimento dos possíveis  casos.  "As medidas  são  excepcionais  e  visam a segurança  de todos (as)", destaca.

Subiu para 291 o número de casos confirmados de coronavírus no Brasil, de acordo com as informações repassadas pelos estados ao Ministério da Saúde até 18h10 desta terça-feira (17). As capitais Rio de Janeiro e São Paulo já registram caso de transmissão comunitária, quando não é identificada a origem da contaminação. Com isso, o país entra em uma nova fase da estratégia brasileira, a de criar condições para diminuir os danos que o vírus pode causar à população por meio da prevenção.

Atualmente, são monitorados 8.819 casos suspeitos e outros 1.890 já foram descartados. Para manter a população informada a respeito do novo coronavírus, o Ministério da Saúde atualiza diariamente, os dados na Plataforma IVIS, com números de casos descartados e suspeitos, além das definições desses casos e eventuais mudanças que ocorrerem em relação a situação epidemiológica.

Já no Piauí , ainda não há nenhum caso confirmado. Dos 26 estados brasileiros, Piauí está entre os oito ainda sem casos confirmados da COVID-19, doença causada pelo Coronavirus. E dos estados do nordeste está entre os três, assim como Maranhão e Paraíba. #covid_1

Coronavírus

Os coronavírus são uma grande família de vírus que causam doenças que variam do resfriado comum a doenças mais graves, como a Síndrome Respiratória do Médio Oriente (MERS) e a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS).

Um novo coronavírus (COVID-19) foi identificado em 2019 em Wuhan, China. Este é um novo coronavírus que não havia sido identificado anteriormente em humanos. 

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais