Cidadeverde.com

Fapepi concederá bolsas de até doutorado para professores

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí – FAPEPI lançou hoje (02) edital para concessão de bolsas do Programa de Capacitação Docente da Universidade Estadual do Piauí – UESPI.
 
O objetivo do Programa é conceder bolsas de mestrado e de doutorado aos professores do quadro efetivo da UESPI, com o objetivo de otimizar e ampliar o quadro de pessoal qualitativo, a fim de promover e fomentar a pós-graduação stricto sensu dessa IES estadual.

O Programa vem sendo implementado desde 2008, já tendo beneficiado 22 professores da UESPI com as bolsas de mestrado e de doutorado. Para 2009, o programa vai disponibilizar 12 bolsas para doutorado e dez de mestrado. As propostas deverão ser apresentadas à FAPEPI até o dia 02 de março de 2009; a análise e julgamento acontecem na Fundação até 09 de março e a divulgação dos resultados até 16 de março de 2009.

O presidente da FAPEPI, Acácio Veras, informou que os recursos do programa serão disponibilizados pelo Governo do Estado e sua execução será feita em parceria entre a FAPEPI/UESPI. “Nossa meta para os próximos anos é ampliar o número de bolsas dos programas que temos com recursos do Estado”. Ele afirmou que os valores das bolsas foram reajustados, de acordo com os valores da CAPES. As bolsas para doutorado têm valor mensal de 1.800,00 e as de mestrado tem valor de 1.200,00.

 “As bolsas serão concedidas num prazo de dozes meses, podendo ser renovadas anualmente até o limite de 48 meses para doutorado e 24 meses para mestrado”, explicou Acácio Veras.

“A concessão dessas bolsas é importante porque oportuniza aos professores da UESPI a melhorar o nível de qualificação com retorno para a instituição, inclusive de melhorar os núcleos de pesquisa com possibilidades de implantação de cursos de mestrado, que ainda não existem na UESPI”, disse a coordenada do programa na FAPEPI, Eliana Morais de Abreu.

Os proponentes deverão comprovar que são alunos regularmente matriculados em programas nacionais de mestrado ou de doutorado recomendo pela CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, do Ministério de Ciência e Tecnologia; ter currículo atualizado na plataforma Lattes, estar cadastrado na FAPEPI, o que pode ser feito on line por meio do site www.fapepi.pi.gov.br; apresentar projeto de pesquisa a ser desenvolvido ou em desenvolvimento, com carta de anuência do orientador, não possuir qualquer relação de trabalho com a instituição promotora do programa de pós-graduação, entre outros requisitos.

 Mais informações na Coordenação de Bolsa da FAPEPIou por meio do edital divulgado no site www.fapepi.pi.gov.br. Contatos: (86) 3216-6090.


Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: