Cidadeverde.com

Câmara de Teresina aprova recolhimento de caçambas por risco de propagação da Dengue

Imprimir

Foto: Arquivo/Cidadeverde.com

A Câmara Municipal de Teresina aprovou em sessão plenária virtual, na manhã desta quarta (08), a retirada de todas as caixas estacionárias, as populares caçambas, espalhadas pela cidade. Focos do mosquito Aedes aegypti, vetor de várias doenças graves como Dengue, Febre Amarela, Febre Zica e Chikungunya, as caçambas foram abandonadas em diversos pontos da cidade após o prefeito Firmino Filho decretar a suspensão de atividades de construção civil não essenciais no município. 

As caixas estacionárias acumulam um profundo fio d’agua devido a sua composição de aço completamente selado, como consequência o mosquito Aedes Aegypti deposita seus ovos na água parada acumulada. Nos três primeiros meses de 2020 o Brasil já registrou mais de 300.000 casos de dengue de acordo com o Ministério da Saúde, número amplamente superior aos casos confirmados de COVID-19. 

Propositor do requerimento, aprovado por unanimidade, o vereador Joaquim do Arroz (MDB) cobrou medidas emergências da Prefeitura para evitar que os focos de Dengue se multipliquem na capital do estado. 

“A administração precisa remover o mais rápido possível as caçambas que ficaram expostas em obras e nas ruas. Geralmente essas caçambas são acumuladoras de água, como continuamos no período de inverno esse é um ambiente favorável ao mosquito da Dengue” denunciou o parlamentar. 

Com a aprovação da medida a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH) e as Superintendências de Desenvolvimento Urbano serão notificadas para autuarem as empresas responsáveis pelo recolhimento das caçambas.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais