Cidadeverde.com

Treino em casa requer cuidados com lesões e foco nos objetivos físicos certos

Imprimir

Nesse período de quarentena, é importante manter o foco nos treinos, mas também é imprescindível estabelecer objetivos claros e tomar alguns cuidados para que os resultados no corpo sejam eficazes. Confira 5 dicas para potencializar os resultados dos exercícios físicos domésticos, listadas por Júlio César Chaves, profissional de educação física e mestre em Ciências Médicas.

1 - Estabeleça uma rotina
Para manter os objetivos nos exercícios domésticos, é importante criar uma rotina. É fundamental que a pessoa estabeleça um horário de treinamento. Por exemplo, após o café da manhã, antes do lanche da tarde ou antes do jantar. Dessa forma, o corpo se adapta e se desenvolve com a prática da atividade física. O ideal é que se façam atividades físicas pelo menos três vezes na semana e de forma alternadas.

2 - Prepare a musculatura e evite lesões
Uma boa sugestão para reduzir a possibilidade de lesões no exercícios físicos é preparar a musculatura antes da prática. Você pode fazer isso se aquecendo, por meio de alongamentos, movimentos balísticos e alguns polichinelos. Com a musculatura aquecida, há uma menor possibilidade de lesões por estiramento, por exemplo.

3 - Potencialize os resultados
Um fator que pode potencializar os resultados em casa é observar a amplitude do movimento: quanto maior a amplitude, maior a quantidade de fibras musculares recrutadas e, assim, seus resultados serão potencializados.

4 - Faça exercícios multiarticulares
Faça exercícios que envolvam mais de uma articulação, que mexem com grande parte do corpo, da musculatura, como agachamentos e  apoio de frente. Além disso, use os membros inferiores como aliados. Um bom treino de agachamentos e de passadas pode ter um gasto energético bem acentuado, potencializando o aumento do metabolismo e queima de gordura.

6 - Cuidado com o tempo de treino
O treino em casa não deve ser muito extenuante. Exercícios de intensidade moderada/elevada com menor tempo têm resultados satisfatórios. Cuidado também no intervalo entre a séries para não demorar demais, ficar conversando no celular. Deve-se ter atenção máxima no exercício para potencializar os resultados. Dar um intervalo longo entre as sessões pode reduzir a intensidade do exercício e, consequentemente, seus resultados.

 

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais