Cidadeverde.com

Saúde bucal deve ser intensificada com o isolamento social

Imprimir

Foto: Arquivo Pessoal

A pequena Isabelle, 9 anos, retornou uma rotina que sempre teve antes da quarentena: a higiene bucal, com a escovação dos dentes ao acordar, depois das refeições e antes de dormir. Mas não foi tão fácil, reconhece a mãe, Andréa Vasconcelos, que tem mais dois filhos, o Vitor, de 17 anos e a Julia, de 13. “No início da quarentena, escovar os dentes era muito complicado. Não queriam, reclamavam. Eu mandava escovar, mas a preguiça era grande. Agora, não, estão mais conscientes da necessidade de manter a higiene dos dentes”, relata.

Exceto o adolescente, as duas meninas dão o exemplo e seguem as orientações dos profissionais de saúde bucal. A higienização estende-se à boca, com escovação frequente dos dentes, uso de fio dental, antes e depois da escovação, e uso de enxaguante. As mãos também devem ser bem lavadas antes da escovação. 

Todos esses cuidados também contribuem na prevenção e, caso seja acometido pelo novo coronavírus, os efeitos da doença sejam minimizados, é o que explica a dentista Ana Vitória Pacheco. “A boca é porta de entrada do sistema respiratório. As evidências mostram que a pneumonia por aspiração tem origem no biofilme dental e orofaringe. Uma quantidade maior de bactérias indesejadas no meio bucal pode levar a infecções respiratórias oportunistas. No pior dos cenários, a Covid-19 leva a necessidade de internação e respiração mecânica”.

Mesmo com a nova rotina, em que se dorme e acorda mais tarde, come-se mais, como os doces, em que ‘relaxamos mais, é importante manter os cuidados com a saúde, incluindo a bucal. Escovar os dentes após as refeições, principalmente antes de dormir. Usar o fio dental após as escovações, e escovar muito bem a língua, são atitudes simples, do nosso dia a dia que temos que manter e reforçar, a qualquer tempo”, orienta.

Ana Vitória lembra que os serviços odontológicos funcionam somente para os casos de urgência e emergência, o que impossibilita, no momento, da procura por profissionais da área, no caso de aparecimento de cárie e gengivite. “A gente fica em casa e cuida da nossa saúde bucal também”.

 

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais