Cidadeverde.com

Grandes momentos da história do futebol brasileiro

Imprimir

Neste momento de paralisação das atividades do futebol no Brasil e no mundo, redes de TV estão apresentando vídeos de jogos do passado. Eu, além da leitura de muitos livros, tenho acompanhado uma média de 3 jogos por dia. Já ultrapassei a marca de 60. 

Ovacionado pelo Maracanã, Pelé não esconde sua emoção com o gol mil - Foto - Arquivo/Santos

Foram jogos das Copas do Mundo de 1970, 1982, 1994, 1998 e 2002; Copa Libertadores da América, Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro e finais de estaduais do Rio, São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

Nas Copas do Mundo as narrações e os comentários foram feitos por profissionais da atualidade, que trabalham nas emissoras do Rio e São Paulo. O melhor teria sido manter os áudios da turma daquela época, as transmissões originais. Assim, as emoções seriam verdadeiras. 

Foram legais alguns instantes de narrações de locutores de rádio. Muito bacana também as participações de jogadores que participaram daquelas conquistas, como Gérson, Riverino, Clodoaldo, Paulo César Caju, Rivaldo, Cafu, Romário, Carlos Alberto Torres e muítos outros. Imagens também dos torcedores comemorando as vitórias do Brasil foram muíto bonitas.

Tive a felicidade de assistir a todos os jogos do Brasil nas Copas do Mundo a partir de 1958. Aliás em 58, 62 e 66 ouvi pelo rádio. Transmissões pela TV a partir de 1970 no México. E já havia assistido a reprises de tudo, assim como fiz agora, mais uma vez. Também tenho gravações de tudo para usar quando necessário.

Os documentários servem muíto bem para companheiros do jornalismo esportivo reverem suas posições sobre o que realmente aconteceu nas  Copas.

Muitas opiniões foram completamente erradas, fora da realidade. Foram praticadas injustiças contra alguns jogadores, cujas atuações ficaram longe do que afirmaram. A vida é assim mesmo e como dizem "é vivendo e aprendendo".

Nesta segunda-feira (20) foram apresentados dois documentários da extraordinária carreira de Pelé, no canal Sport TV:

Lendas do Futebol e Pelé Eterno. Que carreira fantástica consagrada por tantas conquistas de títulos, pela marcação de 1.281 gols em 1.363 jogos. O Rei do Futebol recebeu homenagens em várias partes do mundo; lotou estádios por onde passou; tornou-se o brasileiro mais conhecido em todo o planeta. 

A trajetória final para o milésimo gol foi simplesmente empolgante e acabou em pleno Maracanã no dia 19 de novembro de 1969, com o gol no jogo com o Vasco da Gama. Tenho em meu arquivo muitas publicicações e gravações de rádio e TV da carreira de Pelé.

Há alguns anos assisti em uma das salas de cinema do Teresina Shopping um belo filme sobre Pelé. Voltarei ao assunto Pelé, o maior jogador de futebol de todos os tempos.

Dídimo de Castro 
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais