Cidadeverde.com

Metereologia prevê mais chuvas para o Piauí

Imprimir

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) divulgou, através da Gerência de Hidrometeorologia, o resumo de chuvas e o calendário de precipitações no Estado.

No município de Teresina, durante o mês de janeiro choveu 14,6% acima da média esperada e, nos primeiros dias de fevereiro, já precipitou 9,1% do esperado do mês. Não é descartada a possibilidade de eventos extremos no Estado.

O gerente de Hidrometeorologia, Mainar Medeiros, informa que há ocorrência de chuvas em todos os pontos do Estado dentro de um grau de normalidade prevista para este período do ano. As chuvas na região compreendida entre União até o litoral devem ocorrer até maio; de Floriano até a divisa do Piauí com a Bahia e Tocantins até março; e na área compreendida entre Floriano e União até o mês de abril.

O boletim explica que uma zona de convergência intertropical (ZCIT) atua ao longo da Linha do Equador e 02ºN, aproximadamente, advectando vapor e umidade e formando nebulosidade acima dos 8,0 décimos de cobertura para a região Norte do Estado.

A atividade da La Ñina sobre a área do Atlântico Sul com águas aquecidas acima da normalidade vem provocando as ativações das zonas de convergências do Atlântico Sul (ZCAS) nas formações de linhas de estabilidades, aglomerados convectivos, facilitando o transporte de alto teor de vapor e umidade e aumentando a cobertura de nuvens no setor central e sul do Estado o que vem acarretando em chuvas fracas a moderadas na referida região.
 
 
Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: