Cidadeverde.com

Sono ajuda no desenvolvimento das crianças no isolamento social

Imprimir

Foto: Roberta Aline 

Afastadas da escola e trancadas em casa por conta do isolamento social, as crianças tentam e às vezes conseguem bagunçar o dia a dia de uma casa. Se para os adultos já é difícil manter a rotina, organizar as tarefas dos pequenos não é fácil. Refeições em horários variados, excesso de desenhos animados, brigas para tomar banho. Enfim, as atividades desorganizadas acabam até mesmo interferindo no sono dos pequenos. Agitados, muitos relutam em seguir para a cama no horário.

Dormi bem é muito importante para a vida de todos. Para as crianças, o sono é fundamental para o desenvolvimento. Afinal, é nesse momento que os hormônios do crescimento atuam.

Dicas

O primeiro passo para construir ou manter uma rotina do sono é ter paciência. As mudanças por conta da pandeia do coronavírus não são fáceis para ninguém. Por isso, é preciso conquistar os pequenos para que eles consigam entender a importância de determinadas regras.

Para facilitar o trabalho, é importante colocar em prática algumas medidas. O primeiro passo é estabelecer e cumprir o horário. Não adianta ir para a cama às 20 horas hoje e amanhã mudar tudo, deitando às 22 horas, por exemplo.

Construa uma rotina que pode ser iniciada às 18 horas, por exemplo. Como os mais velhos costumam falar, diminua o ritmo das atividades após esse horário estabelecido. Evite brincadeiras muito agitadas e o excesso de televisão.

Banho

Próximo ao horário de dormir, é recomendado dar um banho na criança. Essa prática ajuda o corpo a relaxar. Após escovar os dentes, leve a criança para o quarto. Construa um ambiente ideal para facilitar a atividade. Excesso de iluminação só prejudica.

Para ajudar na tarefa, crie uma rotina agradável. Por exemplo: leia um livro ou conte uma história. Mais uma vez, tenha paciência. Construir o hábito leva tempo. Com um ambiente tranquilo fica mais fácil a criança dormir, mantendo assim uma rotina importante para o desenvolvimento do seu filho.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais