Cidadeverde.com

Trabalhadores da saúde relatam desconto da contribuição previdenciária de aposentados

Imprimir

Foto: Ascom\Sindespi

O Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde Pública do Piauí (SINDESPI) denuncia que o governo do Estado taxou em 14% o vencimento dos aposentados e pensionistas da área da saúde, que agora são obrigados a contribuir com a Previdência. 

O sindicato informa que no último dia 27 de março   protocolou ofício junto à Secretaria de Saúde do Piauí (SESAPI) solicitando a suspensão da vigência da alíquota de contribuição previdenciária de 14% dos aposentados e pensionistas do Regime Próprio de Previdência Social do Estado do Piauí, enquanto durar a pandemia da Covid-19. 

Para a Direção do SINDESPI , a taxação é um verdadeiro confisco salarial e ressalta que esses inativos e pensionistas, que , segundo a entidade, ganham acima de um salário mínimo,  já estão há quase uma década sem reajuste de seus proventos e pensões.

“Os profissionais de saúde inativos, aposentados pela regra da paridade, nunca foram enquadrados na Tabela de vencimentos da Lei nº 6.201, que é de 2012. E igualmente, todos os técnicos administrativos de nível médio e superior, inativos, nunca receberam os proventos da Lei nº 6.560, que é de 2014. Por isso solicitamos em ofício, desde março, a suspensão do desconto nesse momento de pandemia, mas até agora o Governo ignorou a solicitação do sindicato. Cobramos também a efetiva implementação dessas leis que criam o Plano de Carreira dos trabalhadores da Saúde do Piauí; reajusta os vencimentos dos servidores e reenquadra servidores inativos e pensionistas”, explica Geane Sousa, presidenta do SINDESPI.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais