Cidadeverde.com
Viver Bem

Entenda os benefícios de montar um prato colorido

Imprimir

Manter uma alimentação saudável é um dos pilares para a conquista da qualidade de vida. Reduzir o consumo de alimentos gordurosos, açúcar e produtos industrializados é o primeiro passo. Mas como saber se estou realmente consumindo os nutrientes necessários para beneficiar o meu organismo?

Uma forma prática é montar um prato colorido, explorando assim alimentos com cores diferentes. Com a pandemia do coronavírus, é muito importante se preocupar com a alimentação, mantendo assim o sistema imunológico reforçado.

Benefícios

Como os mais velhos costumam falar, comemos primeiro com os olhos. Certamente, a refeição fica muito mais atrativa quando o prato está colorido. A regra é fácil: cor diferente, nutriente diferente. Por isso, é recomendado esse arco-íris nas refeições.

A clorofila por exemplo é responsável pela cor verde de determinados alimentos. Quando mais escuro, mais esse nutriente antioxidante.  Além disso, possuem fibras e ferro, entre outros nutrientes. Pimentão, abacate e rúcula e couve são algumas sugestões.

Já os alimentos amarelos e alaranjados são ricos em vitamina A e também C, ajudando assim a reforçar o organismo.  Esses alimentos também são benéficos para a pele, prevenindo contra o câncer e problemas com a visão.

Por usa vez, o branco ajuda a proteger os ossos e garantem o bom funcionamento o coração e dos músculos. Na lista estão alimentos como: banana, batata, alho e cebola.

Por falar em coração, o roxo significa que o alimento tem boa quantidade de vitaminas do complexo B, assim como ferro. Por isso é comum alguém indicar a beterraba e a berinjela para proteger o coração.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Imprimir