Cidadeverde.com

Nove dicas para manter a produtividade no Home Office

Imprimir

Arquivo CV

Enquanto a pandemia do novo coronavírus segue modificando rotinas, algumas alternativas foram implementadas pelos trabalhadores que estão em quarentena. Sem a possibilidade de sair de casa, sob medidas restritivas, o home office se tornou uma opção viável para muitas pessoas que conseguem trabalhar de casa.

Mas ficar em casa o dia todo nem sempre é uma tarefa fácil. Cuidados com organização, planejamento e atenção são fundamentais para seguir produtivo em meio ao caos. Por isso, o portal o portal 365dicas.com tem compilado uma série de conselhos para quem está fazendo home office. Aí vão dez conselhos que poderão fazer toda diferença no seu cotidiano.

Vista-se

Não fique o dia todo de pijama. Coloque a roupa que você utilizaria em um dia normal de trabalho, aplique maquiagem, penteie os cabelos, coloque perfume. Vestir-se faz você se sentir melhor.

Planejamento estabelecido

Dê a si mesmo a disciplina de um começo para um "dia útil" - sejam seis da manhã ou ao meio-dia. Em seguida, vá ao seu escritório em casa com uma boa xícara de chá ou café forte, uma garrafa grande de água e acomode-se. Não há nada de errado em ler as notícias on-line, beber sua bebida e ficar ocioso por alguns momentos, como a maioria de nós faz no escritório. Então seja ousado, mude sua mentalidade para o modo de trabalho. E comece a tarefa diária.

Faça exercícios

Enquanto perdurar a quarentena, crie o hábito de se levantar a cada 40 minutos para fazer alguns alongamentos. Exercícios de respiração profunda ou 5 a 10 minutos de relaxamento meditativo são ótimos para mudar o ritmo

Objetivos e recompensas

Defina objetivos pequenos e alcançáveis. Não tente fazer muito de uma só vez. Concentre-se em um problema de cada vez e, em seguida, recompense-se com uma pausa para o café ou a lavar a roupa. Atenha-se ao seu horário de trabalho, concentre-se apenas em uma tarefa de cada vez e realize-a. 

Alimentação é fundamental

Tome um café da manhã reforçado e procure comer bem no almoço. Você precisa de alimentos regulares. No momento da refeição, ligue o rádio, ouça sua música ou assista algum programa na TV. Se você tem um jardim, faça uma caminhada.

Mantenha contato com amigos e colegas

Mantenha contato com colegas, mesmo que não precise. Muitas empresas mantém horários regulares de reuniões online, mesmo que não precisem conversar. Essas conversas são construtivas e criativas e inspiram um novo tipo de camaradagem durante esse período do desconhecido. 

Seja voluntário e atencioso

Os seres humanos são uma espécie altamente social, por isso precisam de contato social. Em alguns momentos, não fale muito sobre trabalho ou crise, mas procure dizer coisas engraçadas, para deixar a quarentena mais leve. Faça uma lista de todos que você conhece em seu círculo e em uma rede mais ampla e pergunte a si mesmo como você poderia estar ajudando - de uma maneira pequena. 

Converse com seus filhos

Se você é um pai que trabalha em casa pela primeira vez e tem filhos pequenos correndo em casa e gritando do lado de fora, arranje alguns fones de ouvido com cancelamento de ruído. Explique a eles de maneira cuidadosa que você está em seu “novo” escritório e que vai brincar com eles na hora do almoço: ou quando estiver “em casa” do escritório.

Escreva suas sensações em um diário

Manter um diário é conhecido por ajudar a saúde emocional e nos dá uma sensação de continuidade e história.

 

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais