Cidadeverde.com

Vacinação contra aftosa inicia nesta segunda (1) com medidas contra Covid-19

Imprimir

A primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa iniciou nesta segunda-feira (1) no Piauí . Os produtores têm até o dia 30 de junho para adquirir as vacinas e imunizar os animais. Devem ser vacinados todos os bovinos e bubalinos independente da idade do animal.

O calendário estava previsto para ter início do mês de maio, mas foi adiado por causa da pandemia do novo coronavírus.

A coordenadora do Programa Estadual de Prevenção e Erradicação da Febre Aftosa (Peefa), a veterinária Simone Lima, orienta que as aquisições de vacina devem ser feitas via entrega para evitar a aglomeração de pessoas e proliferação do novo coronavírus. 

“Algumas orientações que os criadores devem ter para se protegerem da Covid-19 com relação à aquisição da vacina, a gente orienta que seja feita via delivery“, disse.

Para evitar o contato presencial, o formulário de declaração da vacinação preenchido também poderá ser enviado de forma digital. Para isso o criador deve solicitar o login para o sistema Sigadapi no site da agência sigadapi.adapi.pi.gov.br

“Temos que vacinar 90% no mínimo para que o Piauí possa continuar avançando para a zona livre sem aftosa”, disse a coordenadora do Peefa que também reforçou os cuidados de higine durante a vacinação. “São recomendações gerais de proteção da própria OMS. Uso de máscara, lavar as mãos com água e sabão e manter a distância entre as pessoas que estão vacinando”, afirmou.

Valmir Macêdo
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais