Cidadeverde.com

Prefeito forja casamento da esposa com "marido de aluguel"

Imprimir
Carlos Lustosa Filho/Cidadeverde.com
 
Alano denuncia suposta farsa e quer assumir mandato em Barreiras
 
Barreiras do Piauí, cidade localizada na divisa do estado com o Maranhão, Tocantins e Bahia, está com os ânimos acirrados. O atual prefeito do município, Deusuyty Martins de Assis (PMN), conhecido como “Peixe”, está sendo acusado pelo segundo colocado no pleito de forjar o casamento da mulher com quem vive há mais de dez anos com outro homem para poder disputar o cargo.
 
Segundo a Constituição Federal, não é permitido que uma pessoa se candidate a prefeito, governador ou presidente se possuir grau de parentesco até segundo grau ou afim com seu antecessor. Deusuyty vivia maritalmente há mais dez anos com Ana Cláudia Barreira, filha da ex-prefeita da cidade, Leodete Barreira, o que configuraria união estável e inviabilizaria sua candidatura, de acordo com o segundo colocado na eleição, Alano Barreira (PMDB).
 
“Para conseguir ser candidato, ele simulou o casamento da própria mulher com um outro homem. Mas toda a cidade sabe que quem vivia com ela era ele”, explica Alano. Ana Cláudia acabou casando com o comerciante Agamenon Fernandes Gama no dia 14 de dezembro de 2007 em Teresina.
 
Segundo o opositor o plano só foi descoberto há poucos dias da última eleição. “Eles fizeram promessas fantasiosas para o Agamenon. Carros, apartamento, dinheiro. A mãe do rapaz, que é evangélica, ficou revoltada quando soube e contou para toda a cidade”, diz Alano. Algum tempo depois, o comerciante se arrependeu e registrou em cartório uma declaração pública onde confessa o acordo.
 
 
Capítulos
A oposição entrou com um processo contra a diplomação de Deusuyty que após tramitar na comarca da cidade, foi encaminhada ao Tribunal Regional Eleitoral. “Além disso, entramos na Justiça contra a transferência de mais de cem eleitores não domiciliados em Barreiras que acabaram votando lá. Há também um caso de compra de votos por parte do contratador interno do município. Temos tudo isso documentado”, garante Alano Barreira, que se diz confiante na cassação do atual prefeito e na sua posterior posse.
 
A reportagem tentou contatar o prefeito Deusuyty por telefone, mas ninguém atendeu as ligações na Prefeitura.
 
Carlos Lustosa Filho
[email protected]
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: