Cidadeverde.com

Contar histórias promove o bem-estar para crianças e adultos

Imprimir

Foto: Arquivo CV

Prática comum em espaços destinados à arte, a contação de histórias promove bem-estar e melhora clínica, tanto para quem conta quanto para quem acompanha. Aliás, esse recurso é muito utilizado por grupos que promovem ações em hospitais, por exemplo.  

O assunto já virou até política de atendimento, listada desde 2013 na chamada Política Nacional de Humanização do Governo Federal. Pesquisas internacionais apontam que a prática promove melhora emocional de pacientes internados com doenças graves, como o câncer. Além da humanização, aumenta o desenvolvimento de hormônios que produzem a chamada “sensação de felicidade”.

Mais benefícios

Já foi comprovado também que a prática ajuda crianças que possuem altos níveis de ansiedade, depressão e déficit de atenção. A contação de histórias foi capaz de produzir efeitos positivos como tratamento suplementar aos cuidados clínicos que cada estágio necessita.

Outro benefício constatado: a relação entre pais e filhos melhorou muito em escolas que acompanharam o desenvolvimento infantil dos alunos. Durante a prática, é registrado um aumento de confiança assim como a sensação de satisfação.

A prática contribui ainda para facilitar o aprendizado das crianças. Com a pandemia do coronavírus, a prática pode ser uma boa opção para reunir pais e filhos em casa, promovendo assim uma ação divertida e benéfica para a saúde.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais