Cidadeverde.com

Câmara aprova projeto que obriga pias lavatórios e sanitização em agências bancárias

Imprimir

Foto: RobertaAline/CidadeVerde.com

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a principal medida de prevenção contra o novo coronavírus é, além do distanciamento social, a frequente higienização das mãos. Com o objetivo de reforçar as ações para o enfrentamento e frear o aumento no número de casos do Covid-19 em Teresina, o Projeto de Lei n? 107/2020, de autoria do vereador Evandro Hidd, que determina às agências bancárias e instituições financeiras a instalação de pias lavatório nas áreas internas de atendimento ao público, foi aprovado por unanimidade em primeira votação na sessão ordinária desta quarta-feira (24).

Segundo Hidd, mesmo com a política de distanciamento social, muitas pessoas ainda precisam transitar por lugares públicos que são potenciais áreas de contágio. “A higienização das mãos é uma medida simples, mas de grande importância para a prevenção de muitas doenças, inclusive a Covid-19. Sendo assim, como já está sendo feito pela Prefeitura em áreas públicas, é necessário a instalação dos lavatórios também dentro do ambiente das agências bancárias, onde há uma grande circulação de pessoas", justificou.

O projeto prevê que os lavatórios deverão ser instalados em locais de fácil acesso, com disponibilidade de sabão para a higienização das mãos e observadas as regras de acessibilidade das pessoas com deficiência. 

Durante a sessão também foi aprovado em primeira votação o Projeto de Lei n° 108/2020, de autoria do próprio vereador, que propõe a sanitização periódica das agências bancárias para que diminua a carga viral nestes ambientes que recebem um fluxo enorme de pessoas diariamente, sendo comprovadamente um grande foco de contaminação. Os projetos seguem agora em segunda votação, para que possa ser encaminhado para a sanção do prefeito.

Visto o benefício dessas ações como garantia de mais segurança aos usuários dos serviços bancários, os projetos determinam que as medidas sejam adotadas de forma permanente. O parlamentar ressalta que as matérias propostas visam fortalecer as políticas públicas voltadas ao bem estar dos teresinenses, através da promoção da saúde pública no município, tendo em vista que, a higienização das mãos e sanitização dos ambientes são consideradas eficazes instrumentos de prevenção de doenças infectocontagiosas.
 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais