Cidadeverde.com

Ritchie critica versão de Zezé di Camargo e Luciano

Imprimir

O roqueiro oitentista Ritchie não poupou cuidados ao relançar a edição comemorativa dos 25 anos de seu principal disco, "Voo de Coração", um marco do pop nacional. O esmero foi tanto que ele não aliviou nem para a dupla sertaneja Zezé di Camargo e Luciano, que em 1995 regravou o principal hit do álbum: "Menina Veneno".

"Voo de Coração" é considerado por muitos um dos álbuns mais importantes do rock nacional por ter sido lançado em 1983, um período em que pouca gente acreditava que era possível gravar um bom disco do gênero em língua portuguesa.

Para o próprio Ritchie --um britânico radicado no Brasil-- sua origem foi crucial para que o disco tivesse êxito e vendesse cerca de 1 milhão de cópias no país.

"Acho que é um disco que mistura influências das duas culturas, a inglesa e a brasileira, e traz outras influências, como a música sacra anglicana, música progressiva, os formatos pop dos anos 60 e uma forte dose de eletrônica da safra dos anos 80", afirmou o músico à Folha Online.
 

Insatisfeito com o relançamento do álbum em 2000, Ritchie encarregou Carlos de Andrade, o produtor do disco original, para restaurar as primeiras fitas, que quase se perderam em uma enchente no final dos anos 80.

"O CD traz quatro faixas bônus, inclusive uma regravação acústica, feita em 2008, da faixa título", afirmou Ritchie. "Fora isso, há um livreto de 20 páginas com muitas fotos inéditas da época, comentários faixa por faixa em uma edição digipack de luxo."

O cuidado com a nova edição foi tanta que sobrou até para a dupla sertaneja Zezé di Camargo e Luciano. Questionado sobre a regravação feita por eles para o maior sucesso do disco, "Menina Veneno", Ritchie afirmou que a versão foi decepcionante.

"É uma homenagem bacana, mas prefiro a versão original. Eu também esperava algo mais original da dupla. A versão deles é praticamente uma cover do original, o arranjo e até o solo de sax são iguaizinhos" disse.

Para o músico, as vozes dos cantores também não combinaram com a canção. "Acho que aquelas vozes agudas com vibrato não combinam muito com o clima sensual da música. Mas o importante é que ela caiu na boca do povo. Esta é a minha meta como compositor."
 
Fonte: Folha On line
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: