Cidadeverde.com

Alunos de Medicina revelam uma “Teresina suburbana”

Imprimir
Levantamento feito por estudantes de Medicina da Ufpi (Universidade Federal do Piauí) revelou um dado alarmante em Teresina: existem famílias na capital que vivem em condições comparadas com os países africanos. Mães que sustentam a família com R$ 102,00 (do Bolsa Família), outras sobrevivem sem água potável, banheiros e com doenças que já deveriam ser erradicadas.
 

Os alunos, que estão no último ano de Medicina, participam do processo de internato em saúde coletiva e ainda contribuem com a comunidade. Eles passaram um mês e meio coletando dados no bairro Piçarreira II, zona Norte de Teresina, indo de casa em casa levantando os principais problemas de saúde. Foram entrevistadas 70 famílias. Hoje apresentaram os dados no Posto de Saúde da Piçarreira para a comunidade e os profissionais de saúde que dão plantão no posto.

“É um diagnóstico de saúde da comunidade que foi entregue ao Posto de Saúde para melhor traçar as ações de combate às doenças mais freqüentes no bairro”, afirmou o estudante Ângelo Sena, 31 anos, que ministrou palestra sobre a “hipertensão arterial”, uma das doenças mais freqüentes na comunidade.
 

Aderson Aragão, 23 anos e Franciluz Morais, 24 anos, apontam como problema no Piçarreira I a falta de assistência odontológica para as famílias e ausência de prevenção de câncer do colo de útero. “O posto de saúde não tem dentista e nem fazem o exame de prevenção de colo uterino por falta de material”, informou o estudante Aderson Aragão.

Franciluz Morais destaca que no trabalho em campo encontraram família sem água potável e falta de higiene pessoal e domiciliar. “Encontramos casas com risco potencial de surgimento de doenças como a dengue”, disse Franciluz.

As principais doenças detectadas foram gripe, diarréia, cefaléia (dor de cabeça) e parasitoses, além de hipertensão arterial e diabetes como doenças crônicas. Participaram do evento o médico Ary Silvério, médico do PSF, a enfermeira Maira Lima e a professora da Ufpi, Liana Vasconcelos.     

Flash Yala Sena
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: