Cidadeverde.com
Política

Firmino Filho decreta luto oficial após Teresina superar 500 mortes por Covid-19

Imprimir

Foto: Eduardo Anizelli/ Folhapress

Atualizada às 15h25

O prefeito Firmino Filho decretou luto oficial de três dias em Teresina após a cidade ultrapassar a marca de 500 mortes em decorrência da Covid-19. O ato simbólico expressa pesar pelas mais de 500 vidas perdidas para a doença, desde o início da pandemia na capital piauiense, além de manifestar solidariedade às famílias e amigos das vítimas. 

Firmino Filho comenta que esse é um triste momento vivido por Teresina e que "todos têm um papel importante na luta" contra o novo coronavírus.

“Queremos prestar nossa solidariedade a todas as pessoas que sofrem pela perda de algum familiar ou amigo. Temos consciência de como esse vírus é letal e de quanta tristeza já causou, mas devemos seguir aprendendo e adotando todos os cuidados para que o vírus faça cada vez menos vítimas. E todos têm um papel importante nessa luta”.

O prefeito aproveita para destacar, no decreto, o empenho dos profissionais de saúde que estão na linha de frente no combate da doença. 

“Meu agradecimento especial a cada um que tem se dedicado ao trabalho de salvar vidas, a cuidar de cada paciente que chega às unidades de saúde. Desde o início da pandemia, nosso trabalho tem sido para fazer o melhor em termos de assistência às pessoas infectadas pelo vírus. Investimos na melhoria e na ampliação da rede de saúde da cidade, mas nada disso será suficiente se não houver o compromisso de todos para preservar vidas, cumprindo todas as medidas para reduzir a circulação do vírus”. 

Dados

De acordo com dados do painel epidemiológico, elaborado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), neste sábado (11), Teresina registrou mais seis mortes causadas pela Covid-19, alcançando o total de 505 óbitos.  Já o número de casos confirmados chega a 11.886.  

"Um dado positivo é que as últimas pesquisas de investigação sorológica realizadas pela Prefeitura mostram que a taxa de transmissão da doença vem caindo depois de uma série de medidas adotadas para aumentar os índices de isolamento", ressalta a Prefeitura de Teresina. 

"Nesta semana, a Prefeitura também acrescentou mais 24 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) à rede hospitalar da cidade, garantindo maior segurança ao atendimento dos pacientes infectados pelo novo coronavírus. Assim, a rede municipal de saúde conta com 101 leitos e há previsão de mais 36 a serem abertos no Hospital de Campanha anexo ao Hospital de Urgência de Teresina (HUT)", finaliza.

 

 

 

Carlienne Carpaso
[email protected] 

Imprimir