Cidadeverde.com

IBGE: quase 100% das crianças de 6 a 14 anos estão nas escolas no Piauí

Imprimir

Foto: Roberta Aline/ Cidadeverde.com

O módulo de Educação da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) 2019 traz a boa notícia de que, no Piauí, quase 100% das crianças e pré-adolescentes com faixa etária entre 6 a 14 anos  estão matriculados em escolas. 

A presença de alunos entre 6 a 14 anos nas escolas é praticamente universal e a  taxa de escolarização nessa faixa etária chega a 99,9% no Piauí, independentemente da etapa escolar cursada por esses alunos. 

A taxa de escolarização identifica a parcela da população matriculada em escola. Apesar da boa notícia sobre os que estão na faixa etária entre 6 a 14 anos, quanto mais a idade avança, menor é a taxa de escolarização no Piauí. 

Entre os jovens de 15 a 17 anos, o índice é de 90,5%. O percentual cai para 38% entre aqueles com 18 e 24 anos.

Os índices de escolarização do Piauí são superiores aos do Brasil em todas as faixas etárias, exceto entre 0 e 5 anos de idade, cuja a taxa no país é de 55,6% e no estado é de 54,6%. 

Maioria da rede pública

Os dados da PNAD Contínua mostram  84,3% dos estudantes do ensino básico, que compreende os cursos de ensino infantil, fundamental e médio, são da rede pública de educação no Piauí.

 Já no ensino superior, a maioria dos estudantes é da rede particular. Dos 136 mil estudantes de graduação do Piauí, cerca de 53,9% frequentam a rede privada de ensino. E entre os 23 mil que cursam especialização, mestrado ou doutorado no estado, aproximadamente 74,1% estudam na rede privada. 


Evasão escolar 
 Apesar das altas taxas de escolaridade no Piauí, chamam a atenção os índices de inadequação entre a idade e a etapa escolar cursada. Cerca de 36,3% das pessoas de 15 a 17 anos do estado não frequentam o ensino médio, nível ideal para a idade. 

Segundo a PNAD Contínua, isso se dá em razão do atraso escolar, ou seja, esses jovens ainda estão cursando o ensino fundamental, ou por motivo de evasão.

A pesquisa revela, por meio da taxa ajustada de frequência escolar líquida, que o atraso e a evasão aumentam quanto maior a faixa etária. Isso porque apenas 5,2% das crianças entre 6 e 10 anos de idade não frequentam os anos iniciais do ensino fundamental, etapa adequada ao grupo populacional. Já entre as pessoas de 11 a 14 anos de idade, que deveriam cursar os anos finais do ensino fundamental, chega a 19% o percentual de atrasados ou evadidos.  

Maioria dos jovens não trabalha, mas estuda 
          
Os dados da PNAD Contínua revelam que, dentre os 751 mil jovens de 15 a 29 anos no Piauí, cerca de 31,2% não trabalham, mas estudam ou se qualificam. Uma parcela de 29,8% trabalha e não estuda nem se qualifica; cerca de 25,9% não trabalham e não estudam ou se qualificam e 13,1% trabalham e estudam ou se qualificam. 

Para a condição de estudo ou qualificação, considera-se um conceito amplo que inclui desde a frequência à escola, assim como a frequência a cursos pré-vestibular, técnico de nível médio, normal (magistério) e qualificação profissional.

 

Izabella Pimentel
Com informações do IBGE 
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais