Cidadeverde.com

Eleição no Piauí em 2020 não será por identificação biométrica, diz TRE

Imprimir

O secretário de tecnologia da informação Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), Anderson Lima, ressalta que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) seguirá a recomendação sanitária e excluirá a identificação biométrica no dia da votação em 2020. 

Com isso, o TSE busca mais "segurança aos eleitores nas eleições nesse ano com base na pandemia, que assola o mundo. Não é uma solução definitiva para todas as eleições.  É uma citação específica para a eleição neste ano como medida de contribuir a diminuição dos riscos de eventual contágio durante o processo eleitoral".

Anderson Lima comenta que "o presidente do TSE ministro Luis Roberto Barroso, convidou alguns especialista das áreas sanitárias e infectologias para avaliar o processo de votação em uma sessão eleitoral, e "chegou a conclusão que essa é uma das medidas sanitárias e pontual que poderiam contribuir para a diminuição desse risco".

A identificação será feita por assinatura no caderno de votação, como antes da adoção da biometria. "A caneta deverá ser higienizada de um eleitor para o outro".

A digitação por assinatura irá acelerar o processo de votação, diminuindo a possibilidade de longas filas e aglomerações fora da sessão eleitoral.

"A eleição municipal a votação é apenas em dois candidatos. Isso é bom porque o processo de votação é ainda mais rápido. Essa agilidade na votação e na identificação do eleitor vai tornar o processo de votação mais ágil e vai diminuir a possibilidade de filas".  

Digitação na urna

A equipe de estudo do TSE para o processo eleitoral deste ano continua avaliando essa e outras ações para reduzir o risco de contágio. "A identificação biométrica é o primeiro passo, mas será realizado todo o protocolo que irá nortear a condução da eleição sempre buscando o bem estar de quem está participando do processo". 

Por que a identificação biométrica tem um ponto maior de transmissão no protocolo de votação do que a digitação na urna eletrônica? Anderson explica que "as tecla das urnas é feito de um material plástico que pode ser elaborada uma prática durante a votação de periodicamente o mesário utilizando um pano com álcool ou (outro) material apropriado fazer a limpeza das teclas específicas das  urnas".  

Já o problema em relação a identificação do leitor por meio da digital é que o visor do terminal do mesário, que o eleitor coloca o dedo para se identificar, é feito de vidro (sem problemas para limpar com álcool apropriado)  ou de acrílico (o álcool passado no acrílico deixaria o material translúcido que dificultaria o processo de votação).

"Na urna eletrônica em sim, o processo de votação é rápido e simples. Na identificação biométrica, alguns pessoas têm problema na identificação, que é natural por questões diversas. E o processo de captura da digital é mais trabalhoso".   

Filas de Votação

As longas filas para a votação no dia da eleição são características de alguns sessões eleitorais, a depender do horário, com aglomeração se pessoas. 

"Todo o processo de votação está sendo estudado pelo grupo para avaliar o que pode ser feito para minimizar a aglomeração". 

 

Carlienne Carpaso
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais