Cidadeverde.com

Primeiras semanas de reabertura têm saldo positivo, avalia secretário Antônio Neto

Imprimir

Foto: Roberta Aline

Duas semanas após o início do cronograma de retomada das atividades econômicas, o Comitê de Operações Emergenciais (COE) faz uma avaliação positiva dos impactos na situação da pandemia da Covid-19 no Piauí.  O grupo se reúne ainda na manhã de hoje (20) para apresentar os dados atualizados sobre risco epidemiológico e taxa de transmissibilidade ao governador Wellington Dias (PT). 

Veja também:

Governo e prefeitura de Teresina alinham calendário de reabertura; veja alterações

De acordo com o secretário de Planejamento, Antônio Neto, a expectativa é que os novos dados mostrem uma redução do risco epidemiológico nas áreas que ainda apresentavam índice alto, como os territórios dos Cocais, na região de Piripiri; e da Chapada das Mangabeiras, no extremo sul do Estado. 

"Pelas simulações que a gente está imaginando, houve uma estabilidade na propagação da doença. Vamos aguardar a avaliação da última semana, que deve ser divulgada ainda hoje pelo COE. Todo o caminho é para haver uma estabilidade, não estamos percebendo um avanço muito grande", pontuou Antônio Neto. 

No último domingo (19), o índice de isolamento social no Piauí ficou em 52,1%, segundo maior registrado no Brasil, de acordo com dados da Startup InLoco. De acordo com o secretário de Planejamento, esse é um dos fatores que geram otimismo para a estabilização dos casos da doença."Esses  índices de isolamento social, no Piauí e em Teresina estão sendo muito importantes", reforçou.

Nas áreas que já tiveram a retomada autorizada, como Construção Civil e Indústria, a avaliação do COE também é positiva. "Essas áreas evoluíram bem em termos de utilização dos protocolos e cumprimento das normas. A gente ainda está em um processo gradativo", disse Antônio Neto, ao reforçar que o cronograma de reabertura de atividades deve continuar sendo executado. 

Os dados completos sobre a taxa de transmissibilidade e o risco epidemiológico no Piauí vão ser apresentados ao governador Wellington Dias na manhã desta segunda-feira. A expectativa é que o chefe do executivo convoque uma entrevista coletiva para apresentar os dados à sociedade. 

Retomada

Nesta segunda-feira (20), acontece a terceira a etapa do cronograma de retomada das atividades econômicas. Passam a funcionar setores como: Indústria e Comércio de produtos químicos, médicos e farmacêuticos; Fabricação e Comércio de Móveis e Eletrodomésticos; e Pet Shops. 

No próximo dia 27, ficam autorizados a reabrir setores como Fabricação e comércio de tecidos, vestuário e acessórios;Lavanderias; Papelarias; Indústria de transformação; e atividades religiosas. 

Ainda de acordo com o cronograma, a reabertura dos shoppings acontece no dia 03 de agosto, e a de bares e restaurantes, no dia 17 de agosto. 

Casos

Até o momento, o Piauí já registra 39.606 casos da Covid-19 e 1118 mortes pela doença, de acordo com o boletim divulgado na noite de ontem pela Secretaria de Saúde. O levantamento também demonstra que 216 dos 224 municípios piauienses já registram casos da doença. 

Veja todo cronograma do governo

 

Natanael Souza

[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais