Cidadeverde.com

Tabagismo: vício surge com a perda de controle; saiba mais

Imprimir

Foto: Saúde Brasil

Dificilmente alguém não sabe que o cigarro faz mal. Entre as complicações para a saúde, fumar pode causar doenças cardiovasculares e pulmonares. Mas por que algumas pessoas começam a fumar e ficam viciadas? E como somente alguns conseguem abandonar esse hábito?

A dependência de qualquer substância, incluindo o tabaco, não depende da frequência e nem da quantidade consumida de cigarros. O problema está ligado com a relação que a pessoa tem com a substância.

Sinais

Uma das características da dependência pode ser a perda de controle no momento de evitar o cigarro. Alguns sabem que não conseguem parar. Eles admitem que tentam, mas acabam voltando a fumar algum tempo depois.

Outras vezes, a pessoa diz que fuma apenas quando quer. Mas, ao ser questionada sobre quanto tempo ela consegue ficar sem fumar, é possível identificar sinais relacionados com a perda de controle. Exemplo: pessoas que param de fumar por um determinado tempo, mas acaba voltando.

É possível identificar o vício também em pessoas que não conseguem seguir as próprias regras estipuladas. Por exemplo: estipular um número máximo de cigarros que será consumido diariamente.

Certamente, parar de fumar não é uma tarefa fácil. Exige força de vontade e dedicação. Entretanto, é possível. Mudar determinados hábitos ajuda nessa missão. Contar com a ajuda de profissionais nessa tarefa também é uma solução. Em alguns casos, até mesmo medicações podem ser utilizadas. O importante é priorizar a qualidade de vida.

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: Tabagismo