Cidadeverde.com

Divulgado o resultado do edital dos Pontos de Cultura no Piauí‏

Foi divulgado ontem, no Clube dos Diários, o resultado do processo de seleção para implementação de mais 80 Pontos de Cultura no Piauí. Muitas pessoas prestigiaram a solenidade na expectativa de que seus projetos estivessem na lista dos selecionados. Também prestigiaram o evento o vice-governador do Estado Willson Martins, parlamentares e integrantes de Pontos de Cultura já existentes, como o Ponto de Cultura Nos Trilhos do Teatro, ABD Antares, Curta a Cultura e Coco Babaçu.
 

A abertura do evento foi marcada pelo lançamento do CD do grupo Tambor de Crioula da Chapada do Sindá, do município de São João do Arraial, integrante do Ponto de Cultura Coco Babaçu, que desenvolve um trabalho de formação com jovens e adolescentes nas áreas de música, artesanato, vídeo, teatro, capoeira e cultura digital. O CD foi apresentado pelo coordenador do Ponto de Cultura, Erinaldo Carvalho e pelo prefeito de São João do Arraial, Francisco Lima. Na sala Torquato Neto foi exibido o curta metragem "Divinópolis" produzido pela ABD Antares durante uma oficina no município de União.

Durante sua fala a presidente da Fundação Cultural do Piauí – Fundac, Sônia Terra, agradeceu a todos que participaram da realização desse projeto e, em especial o presidente Lula "que possibilitou a criação do Programa Mais Cultura e dos Pontos de Cultura" e ao governador Wellington Dias "que abraçou o programa e tornou possível sua realização no Piauí, estabelecendo, inclusive, a meta de implantação pelo menos um Ponto de Cultura em cada um dos 224 municípios do Estado". O vice-governador Wilson Martins ressaltou que os Pontos de Cultura são parte da mudança que está sendo implementada em todas as áreas de atuação do Governo do Estado.

O momento mais esperado, a divulgação do resultado, foi feita pelo coordenador do Programa Mais Cultura no Piauí, Jairo Araújo, que leu um a um os projetos selecionados, lembrando a todos que "não se pode pensar um Ponto de Cultura isoladamente, mas sempre em convergência com a comunidade em que ele está inserido e com os municípios vizinhos que não possuem Ponto de Cultura". O Grupo Afro Cultural Coisa de Nego, que pertence ao "Curta a Cultura" encerrou a solenidade.

Ao todo, foram 125 projetos inscritos sendo que 9 foram considerados inabilitados na fase de análise documental, 11 foram desclassificados na análise técnica e 25 ficaram classificados, ou seja, atingiram pontuação entre 50 e 100 pontos e estão habilitados para serem conveniados caso algum dos 80 selecionados não consiga realizar convênio. Essa substituição será feita de acordo com o território, sendo levada em consideração a pontuação de cada projeto.

A divulgação dos projetos selecionados foi feita por território: Planície Litorânea (2), Cocais (8), Carnaubais (3), Entre Rios (19), Vale do Sambito (7), Vale do Rio Guaribas (15), Vale do Rio Canindé (9), Serra da Capivara (7), Vales dos Rios Piauí e Itaueira (3), Tabuleiros do Alto do Parnaíba (3) e Chapada das Mangabeiras (4).

Confira o resultado de todos os projetos inscritos, contendo inclusive a pontuação atingida, no link: http://www.fundac.pi.gov.br/pontos/resultado_geral_.doc

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: