Cidadeverde.com

Especialista alerta para os impactos da pandemia da Covid-19 na saúde mental

Imprimir

 

 

A pandemia da Covid-19 já apresenta repercussões significativas na saúde mental dos brasileiros. A avaliação é do médico psiquiatra, Jair de Jesus Mari, chefe do departamento de Psiquiatria e Psicologia Médica da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). 

De acordo com o especialista, o avanço dos transtornos psicológicos é uma das principais consequências da nova realidade vivenciada pelos brasileiros. "Eu costumo dizer que o pior da pandemia se dará na saúde mental. Neste momento, estamos no meio do turbilhão, todos enfrentando o que podemos chamar de maior experimento psicológico que a humanidade já enfrentou", disse o especialista ao Notícia da Manhã

Entre os principais distúrbios psicológicos  potencializados pela pandemia da Covid-19, está depressão. "Você vai ter um problema de transtorno mental quando você tem uma interação da vulnerabilidade pessoal e o estresse que está vivendo. A condição com maior frequencia, com certeza, vai ser a depressão. No início, o indivíduo tem um foco de apreensão no ajustamento que o isolamento exige. Existe todo um momento de ajustamento. Quando esse foco de apreensão começa a se estender para outras áreas da vida, como a dificuldade de relações pessoais, falta de alegria, pensamentos negativos, você tem um problema de reação depressiva", destacou o especialista. 

A forma de lidar com as mortes, na maioria das vezes inesperadas, durante a pandemia da Covid-19 também pode trazer alterações na saúde mental. "Há um sofrimento muito grande também agravado pelas condições de não se poder fazer um ritual de despedida adequado. Isso origina um luto mais complicado. Fica muito mais difícil as pessoas enfrentarem essas situações de perdas", pontuou o médico. 

O médico Jair de Jesus Mari também alerta que é preciso saber a hora certa de buscar ajuda para enfrentar os transtornos psicológicos causados pela pandemia da Covid-19. "Quando você tem um problema de reação que é uma reação, em geral, depressiva, e você percebe que não consegue mais ter prazer nas coisas, é a hora de pedir ajuda", alertou. 

 


Natanael Souza
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais