Cidadeverde.com

Cerca de 40 mil eleitores estão aptos a votar na consulta para escolha do futuro Reitor da UFPI

Imprimir

Foto: Cidade Verde

Cerca de 40 mil eleitores, entre estudantes, professores e servidores técnico-administrativos, estão aptos a votar nesta quarta-feira (12) na Consulta Acadêmica para escolha do próximo reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI).          

Cinco chapas disputam a preferência da Comunidade Acadêmica. As três mais bem colocadas devem compor a lista tríplice que será encaminhada pelo Conselho Universitário ao Presidente da República, responsável pela nomeação do futuro reitor ou reitora. 

De acordo com o presidente da Comissão Eleitoral, professor Alexandre José Medeiros, o percentual de abstenção não deve ser elevado. Segundo ele, apesar do distanciamento social, os candidatos conseguiram mobilizar a comunidade acadêmica e apresentar as propostas para o futuro da instituição. 

"A comunidade acadêmica tem visto com muito respeito essa eleição. O processo está sendo construído de forma muito transparente. A gente pode não chegar aos 40 mil, mas esperamos um bom número de votantes. Nos últimos dias, a campanha ganhou um gás. A gente não acredita em abstenção, até porque são cinco chapas concorrendo, então a pluralidade é muito alta", avaliou o presidente da comissão eleitoral. 

Pela primeira vez, a consulta por meio de votação eletrônica, através do Sistema Integrado de Gestão de Eleições – SIGEleição. A plataforma é integrada aos demais Sistemas Integrados da UFPI e pode ser acessada pelos votantes através do login e da senha já cadastrada previamente. 

Para garantir a estabilidade dos sistema, a comissão eleitoral vai contar com apoio técnico, através de servidores da instituição especializados na área de informática. "Somos auxiliados por uma comissão técnica, que já está preparada para atuar em caso de sobrecarga no sistema, ou até mesmo em possíveis invasões", informou o professor Alexandre José Medeiros. 

A consulta acadêmica acontece nesta quarta-feira(12), entre 08h e 20h. O resultado deve ser divulgado minutos após a conclusão do processo de votação. 

No próximo dia 26 de agosto, o Conselho Universitário se reúne para anunciar a lista tríplice que será enviada à Presidência da República. A tendência é que as três chapas mais bem colocadas na Consulta Acadêmica estejam na lista, mas outros nomes também podem aparecer. 

O mandato do atual reitor, Arimatéia Dantas Lopes, termina no mês de novembro. Até lá, o Presidente da República deve realizar a nomeação do próximo gestor, que vai comandar a Universidade Federal até 2024.

As chapas

Cinco chapas foram homologadas para participar da consulta acadêmica para escolha dos futuros reitor e vice-reitor da Universidade Federal do Piauí.

A Chapa 01 (RenovaUFPI) tem Sandra Lima Vasconcelos Ramos como candidata a Reitora e Bruno Leandro Maranhão Diniz, como candidato a Vice-Reitor. 

Compõem a chapa 02 (Experiência, Educação e Compromisso), Gildásio Guedes Fernandes , como candidato a Reitor, e Viriato Campelo , como candidato a Vice-Reitor.

Na chapa 03 (UFPI Inclusiva, Inovadora e Sustentável) estão Nadir Nogueira,como candidata a Reitora,  e Marcos Lira, como candidato a Vice-Reitor. 

A chapa 04 (Fortalecer, Conectar e Inovar) tem André Macedo Santana como candidato a Reitor e Carlos Sait Pereira de Andrade disputando o cargo de Vice-Reitor.

Já a chapa 05 (UFPI Meritocracia) é composta por Marcus Sabry Azar Batista, como candidato a Reitor, e Antônio Airton Carneiro de Freitas , como candidato a Vice-Reitor.

 

Natanael Souza
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais