Cidadeverde.com

Macêdo e Sait saem na frente na eleição para reitoria da UFPI

Imprimir

Foto: Divulgação

A chapa 04 - "Fortalecer, Conectar e Inovar", dos professores André Macêdo e Carlos Sait, teve o melhor resultado na consulta acadêmica para a reitoria da Universidade Federal do Piauí (UFPI), realizada nesta quarta-feira (12). A dupla sai na frente na formação da lista tríplice, que será enviada ao Ministério da Educação, para escolha do novo reitor.   

No total, foram 13.919 votos válidos de professores (que têm peso maior na disputa), alunos e funcionários da instituição. Outros 101 votaram em branco e 38 tiveram voto anulado. O processo foi feito de forma online para garantir o distanciamento social durante a pandemia de covid-19.

Macêdo e Sait tiveram 3.684 votos, número menor que outras duas chapas. Porém, a dupla obteve a maior votação entre professores (747) e técnicos (330), o que ajudou a chapa a alcançar a soma ponderada de 45,64. Entre os estudantes, foram 3.864 votos. 

“Agradecemos o apoio de todos nessa caminhada tão importante. Diante dos muitos desafios a serem enfrentados, sobretudo em meio a esse cenário atual da pandemia provocada pela Covid-19, queremos aprimorar e avançar, em busca de melhores resultados para a instituição”, disse Macêdo, que é professor do Programa de Pós-Graduação em Computação. Sait é do curso de Geografia e foi diretor do Centro de Ciências Humanas e Letras.  

Em segundo lugar, ficou a chapa 03, de Nadir Nogueira e Marcos Lira, com 4.168 (soma ponderada de 27,23). Desses votos, 4.168 foram de estudantes, 220 de técnicos e 387 de professores.

A chapa mais votada entre os estudantes foi a número 02, de Gildásio e Viriato. Foram 4.499 votos do corpo discente. Mas a soma ponderada ficou em 21,14, deixando a dupla na terceira posição - 219 professores e 269 técnicos escolheram a chapa. 

Também participaram do pleito a chapa 01, de Sandra Ramos e Bruno Diniz (3,69), e chapa 05, de Sabry e Ayrton (2,02). As duas tiveram menos de 700 votos no total. 

As três chapas mais votadas ainda passarão pelo Conselho Universitário para definição da lista tríplice, o que deve ocorrer até o final de agosto para envio ao Ministério da Educação. O Governo Federal determinou agora tem o poder de decidir o nome do próximo reitor. 

Fábio Lima
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais