Cidadeverde.com

Fisioterapeuta ajuda a prevenir doenças graves nas pessoas

Imprimir

Foto: Arquivo CV

Apesar do que muitos imaginam, o trabalho de um fisioterapeuta não se restringe a estimular pés e braços de pessoas que sofreram lesões. A atuação desse profissional pode prevenir até mesmo o aparecimento de algumas doenças. Por isso, é importante conhecer o trabalho desse profissional, que possui ligação direta com a conquista da qualidade de vida.

Entre as funções do fisioterapeuta estão: prevenir doenças e disfunções que ocorrem em moléstias crônicas, em procedimentos pós-cirúrgicos e em fraturas, luxações e torções. Em linhas gerais, é possível falar que esse profissional atuará sempre que ocorrer a necessidade de movimento

Idosos

Na terceira idade, as pessoas têm uma maior propensão a quedas e, consequentemente, a fraturas e luxações. Com o envelhecimento, diminuem os reflexos e a capacidade de mover as articulações. Através da orientação de determinados exercícios, os fisioterapeutas conseguem evitar o desgaste antecipado dessas estruturas.

A retração muscular também é um problema comum para os idosos. Caso não seja combatido, o problema pode dificultar a locomoção com o passar dos anos. Outra doença combatida pelo fisioterapeuta é a osteoporose, muito comum entre as mulheres.

Tratamento

Dependendo do caso, o fisioterapeuta indicará um tratamento específico. Aliás, em determinadas situações graves esse profissional acompanhará o paciente durante toda a vida. Isso ocorre, por exemplo, em casos de perda de movimento por causa de doenças neurológicas.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais