Cidadeverde.com

Em reunião com chineses, governador reforça sobre produção de vacina contra coronavírus

Imprimir

Foto: Ccom/Governo do Piauí


O governador Wellington Dias afirmou que o Governo do Piauí deverá ampliar os negócios com a China para que o estado possa experimentar o resultado dos estudos da produção da vacina contra o novo coronavírus. O governador participou nesta segunda-feira (17) da videoconferência de lançamento da Edição Especial de Amizade China-Brasil, da Editora Nordeste, com a presença do embaixador da China, Yang Wanming.

“Aproveitei a oportunidade e cobrei a importância de uma parceria com o país (China), que está bem avançado nessa área de pesquisas para a vacina contra o coronavírus, no sentido de haver um entendimento com o Nordeste e com o Brasil, para que tenhamos as condições de experimentar o resultado desses estudos em uma parceria voltada para a proteção da saúde das pessoas, garantindo as condições da produção de vacina no Brasil e também da sua aplicação no país, de modo especial no Nordeste”, comenta Wellington Dias.

Sobre a vacinação, o Governo do Piauí ressalta que o Fórum dos Governadores do Nordeste e do Brasil articula uma agenda com o ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, para definir essa etapa. Wellington Dias defende um plano integrado de vacinação. 

“É preciso definir quem vai adquirir as vacinas; como será a testagem da eficácia; como vai ser o financiamento aos municípios para aplicação dessa vacina. Além de como serão as questões relacionadas a insumos e EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) para apoio aos municípios; quem irá providenciar esses equipamentos; qual será o critério e o cronograma para aplicação da vacina”, diz o governador. 

Atualmente, o Governo do Piauí informa que existe "recurso de R$ 8,6 bilhões do Fundo Nacional que deve ser criado e será destinado às questões ligadas à pandemia. Há a perspectiva de que a partir de outubro se tenha a aprovação da primeira vacina. Já foram feitos os primeiros contatos com o laboratório americano Pfizer ; laboratório estatal da China e Rússia, além do de Oxford, na Inglaterra".

Parceria China e Piauí 

O lançamento da Edição Especial de Amizade China-Brasil, da Editora Nordeste, também contou a presença virtual de empresários, líderes da bancada federal e investidores. Para Wellington dias "é um evento que celebra a amizade Brasil-China".

"O Piauí tem uma relação intensa de interesse bilateral: de um lado nós importamos produtos da China, do outro lado a China é o maior parceiro comercial do Brasil no exterior e o estado do Piauí se destaca com a venda de uma série de produtos e a compra de outros, gerando emprego e renda. Destaco ainda que a China já é o maior investidor dentro do Piauí, são cerca de R$ 4,5 bilhões em investimentos por meio da CGN China, que é a maior das geradoras de energia em regiões como Lagoa do Barro, e também com a ZTE, na área do Piauí Conectado, relacionado à comunicação digital”, afirma o governador.

Carlienne Carpaso (com informações Governo do Piauí)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais