Cidadeverde.com

Operação identifica mais de 200 ligações clandestinas de energia; moradores protestam

Imprimir

 

 

Uma operação de combate a ligações clandestinas de energia, realizada na manhã de hoje (19) pela Equatorial Piauí, em parceria com o grupo de Repressão ao Crime (Greco) da Polícia Civil, identificou mais de 200 pontos de ligação irregular à rede. A ação foi realizada na Vila Lindalma Soares, às margens da Avenida Poti, região da Santa Maria da Codipi, zona norte.

De acordo com a Equatorial, as ligações clandestinas consumiam uma carga de 30.000 kWh, provocando problemas como oscilação de energia e queima de equipamentos. 

"Essas ligações irregulares, que formam as gambiarras, colocam em risco a vida da população nessas áreas por provocarem acidentes com consequências graves, inclusive fatais por choque elétrico e incêndios. Além disso, elevam as perdas de energia, causando prejuízos para toda a sociedade, afetando a qualidade da energia elétrica fornecida, provocando falta de energia e comprometendo a arrecadação de impostos utilizados para custear serviços públicos e investimentos", informou a  Equatorial, por meio de nota. 

A ação realizada hoje gerou reações entre os moradores da Vila Lindalma Soares, que chegaram a interromper o trânsito de veículos na Avenida Poti, em protesto. 

Vídeos enviados ao Cidadeverde.com por internautas mostram que, revoltados com a ação, os moradores fizeram barricadas e queimaram pneus, dificultando a passagem dos veículos que circulam na via, principal ligação entre a Santa Maria da Codipi e o bairro Poti Velho. 

A Polícia Militar também foi acionada para acompanhar os trabalhos dos técnicos da Equatorial. De acordo com o comandante do 13º Batalhão, Major Pessoa, apesar dos ânimos acirrados,  não houve conflito direto entre moradores e a Polícia. 

"Não teve nenhuma resistência, tudo aconteceu de forma pacífica. Houve apenas um descontentamento de alguns moradores, que passaram a interditar a via com fogo, mas logo a situação foi controlada, após uma conversa com as lideranças. O fogo foi debelado e a via foi desobstruída", informou o comandante do 13º BPM. 

Até o momento, a Polícia Civil, através do Grupo de Repressão ao Crime Organizado(Greco) ainda não se manifestou sobre a operação realizada na manhã de hoje. 
 

Natanael Souza
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais