Cidadeverde.com

Cuidado ao eliminar todas as gorduras da dieta

Imprimir

Foto: Arquivo CV

As discussões sobre a gordura trans e sua relação com a saúde são importantes para orientar a população sobre a necessidade de uma boa alimentação. Entretanto, é necessário evitar a generalização. Afinal, nem todos os óleos e gorduras são prejudiciais. Portanto, algumas precisam seguir em sua dieta.

Assim como todos os nutrientes, as gorduras desempenham importantes funções para o organismo. Entre as tarefas desempenhadas, elas transportam vitaminas A, D, E e K. Além disso, contribuem para as atividades do cérebro e compõem a bile.

Atenção

Para evitar problemas, é necessário saber escolher os alimentos. Por isso, verifique os rótulos das embalagens. Isso porque as gorduras agem de forma diferente no organismo humano.

As saturadas são normalmente sólidas à temperatura ambiente. Em linhas gerais, essas são consideradas prejudiciais à saúde. Isso porque colaboram para o aumento dos níveis de colesterol ruim (LDL) e de triglicérides no sangue. Por sua vez, as insaturadas são líquidas em temperatura ambiente e podem atuar na redução do colesterol ruim.

Existem ainda as gorduras trans, produzidas a partir da hidrogenação de óleos pela indústria alimentícia. Elas são muito utilizadas na fabricação de biscoitos doces e salgados, torradas, pães de forma, alimentos amanteigados, salgadinhos de pacotes, entre outros.

Quando há um consumo excessivo das gorduras saturadas e também da trans, ocorre aumento dos níveis de colesterol e triglicérides no sangue, predispondo a enfarte e derrames. Por sua vez, o consumo das gorduras boas é necessário para a manutenção de uma dieta equilibrada e saudável.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais