Cidadeverde.com

Ronco pode estar relacionado com a apneia do sono

Imprimir

O ronco é mais do que um inconveniente. Ele pode indicar um problema de saúde: a apneia do sono. Além do barulho, esse distúrbio provoca interrupções na respiração, o que pode causar algumas complicações.

Por isso, é importante procurar um médico para a realizações dos exames necessários e, consequentemente, o diagnóstico. Apesar disso, nem toda a pessoa que ronca possui apneia do sono. Algumas pessoas costumam simplesmente ressonar à noite.

Causas

Diversos fatores dificultam a passagem de ar pela faringe e podem causar o problema, como: obesidade, alterações anatômicas, entre outros.

A ingestão de determinados medicamentos também faz parte dessa lista. Calmantes e relaxantes musculares, por exemplo, podem tornar flácida a musculatura da faringe. Resultado: ronco.

O desgaste natural da musculatura com o passar dos anos pode provocar o problema. As crianças também não escapam do ronco, que pode ser provocado nesse caso por causa das amídalas grandes.

Alterações anatômicas também ocasionam o ruído, assim como o desvio de septo e adenoide.

Com tantos fatores relacionados, é fundamental procurar um médico especializado. Além disso, é importante manter um estilo de vida saudável, com uma dieta equilibrada e a prática de atividade física constante.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais