Cidadeverde.com

Expoapi pode acontecer com leilões virtuais em 2020

Imprimir

 

Considerada a maior exposição do setor agropecuário no Piauí, a Expoapi pode ser realizada em 2020 de forma virtual.  Nesta segunda-feira (24), representantes da organização do evento estiveram reunidos com o governador Wellington Dias (PT) para buscar alternativas para realizar a 70ª edição, prevista para o mês de dezembro. 

Na semana passada, o cancelamento da edição 2020 da Expoapi já havia sido anunciado. O encontro desta segunda-feira marcou a retomada da discussão sobre a realização ou não do evento. 

Entre as possibilidades levantadas, está a da realização de uma programação virtual, com leilões e apresentações transmitidas pela internet. “Uma das ideias é fazer essa Expoapi virtual, ou com outro nome, para que em 2021 a gente volte a reunir todos os criadores. Temos um evento marcante, que é os 70 anos. A minha opinião é que a gente não pode deixar passar em branco. A parte comercial pode ser feita, através de leilões virtuais, através de divulgação dos rebanhos das fazendas”, destacou  o presidente da Associação Piauiense de Criadores de Zebu (APCZ), André Nogueira. 

Além da pandemia da Covid-19, o adiamento das eleições também trouxe impacto direto no planejamento da Expoapi. O segundo turno do pleito desse ano está marcado para o dia 29 de novembro, dias antes da data prevista para abertura da exposição. 

Na reunião desta segunda-feira ficou definido que os produtores e membros de associações que organizam a Expoapi vão elaborar protocolos e estudar as possibilidades da realização do evento ainda em 2020. 

Nas próximas semanas um novo encontro deve acontecer para definir a realização ou não da Expoapi em 2020, bem como o formato que deverá ser adotado. 

Mercado

O presidente da Associação Piauiense de Criadores de Zebu (APCZ), André Nogueira, também ressaltou que o mercado do agronegócio vivencia um momento positivo, mesmo em meio a pandemia da Covid-19. 

“O que está acontecendo esse ano é algo inesperado. Se de um lado nós tivemos alguns eventos cancelados, por outro lado nós temos uma economia totalmente aquecida, coisa que nunca teve na história do Brasil. Os criadores estão sendo procurados diariamente para vender seus animais. É um momento muito positivo para o agronegócio”, afirmou.

 


Natanael Souza
[email protected] 

 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais