Cidadeverde.com

Marden lamenta veto do Governo a projeto dos hidrômetos

Imprimir

O deputado Marden Menezes (PSDB) lamentou a falta de sensibilidade do governador Wellington Dias (PT) ao vetar seu Projeto de Lei que visava reduzir as contas de água dos piauienses em até 50% do valor atualmente cobrado com a regulamentação da instalação de aparelhos eliminadores de ar nos hidrômetros fornecidos pela Agespisa.

O projeto tinha o intuito de regulamentar a instalação de um aparelho eliminador de ar nas tubulações de água e esgoto que teria a finalidade de registrar e cobrar somente a água utilizada pelo usuários. Segundo o parlamentar, os consumidores afirmam que as contas são majoradas em até 50% graças ao ar que corre pelas tubulações e faz girar o hidrômetro como se fosse líquido.

Marden frisou que já esperava o veto ao projeto, pois o presidente da Agespisa, Merlong Solano apresentou justificativas muito vazias como forma de ocultar que o verdadeiro temor é a queda de receita, uma vez que parte dela é obtida a partir da ar que é contabilizado como se fosse água.

"Se o projeto fosse sancionado, à medida que as pessoas pudessem utilizar o eliminador de ar, talvez a Agespisa tivesse uma queda de receita, esta por sua vez é aferida através da majoração das contas de água pela passagem de ar na tubulação", afirmou o tucano.

Marden Menezes lamenta a atitude do governador, tendo em vista que a população de baixa renda é a mais prejudicada, pois o acréscimo dos 50% no valor de suas contas reflete no orçamento familiar.

Na oportunidade o deputado salientou que é praticamente impossível derrubar o veto do governador na Assembléia Legislativa do Piauí, pois necessita de dezesseis votos, enfatizando que a maior parte dos parlamentares pertence à base governista.

Ele também relata que existe um eliminador de ar com eficiência semelhante que pode ser instalada pelo consumidor, desde que seja colocado após o hidrômetro, ou seja na rede interna de distribuição de água das residências.

O deputado afirmou que vai estudar a possibilidade de reapresentar ou até mesmo refazer o Projeto de lei.
 
 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: