Cidadeverde.com

Justiça Federal suspende processo de escolha do próximo reitor da UFPI

Imprimir

Foto: Cidadeverde.com 

A Justiça Federal decidiu suspender, em caráter cautelar,os trâmites do processo eleitoral para escolha dos próximos reitor e vice-reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), para o quadriênio 2020-2024. Na decisão, o juiz Brunno Christiano Carvalho Cardoso, da 5ª Vara Federal Cível, acata os argumentos apresentados pela candidata Sandra Ramos (Chapa 01), que questiona a segurança do sistema de votação eletrônico utilizado na consulta acadêmica realizada no último dia 12 de agosto. 

A candidata também argumenta que  não teve acesso a lista com o endereço e e-mail dos docentes e alunos da UFPI aptos a votarem, o que comprometeu seu contato com a comunidade acadêmica para divulgação das propostas de campanha.

Com  decisão judicial, fica suspensa a reunião do Conselho Universitário (CONSUN) marcada para esta quarta-feira (26), que definiria a lista tríplice a ser encaminhada à Presidência da República, para escolha do futuro reitor da UFPI.  

"Impõe-se, em caráter cautelar, suspender os trâmites referentes à formação da Lista Tríplice pelo CONSUN, que será encaminhada para escola do Reitor e Vice-Reitor da Universidade Federal do Piauí para o quadriênio 2020/2024, até que sejam prestadas as informações pela autoridade impetrada", diz a decisão. 

O magistrado também argumenta que a suspensão temporária não trará prejuízos ao processo de formação da lista tríplice. "O deferimento de providência cautelar de suspensão não trará grave prejuízo ao procedimento para a escolha da Reitoria do próximo quadriênio, considerando que há tempo útil para agendamento de nova reunião virtual do Conselho até o envio da lista tríplice para a Presidência da República", argumenta a decisão. 

A Superintendência de Comunicação da Universidade Federal do Piauí convocou para amanhã (27) uma entrevista coletiva para esclarecer questões relacionadas ao processo da formação da lista tríplice para escolha do futuro reitor. 

Consulta Acadêmica

Ao todo, cinco chapas participaram da consulta acadêmica para escolha dos futuros reitor e vice-reitor da Universidade Federal do Piauí, realizada no último dia 12 de agosto. 

A chapa 04 (Fortalecer, Conectar e Inovar), que tem André Macedo Santana como candidato a Reitor,  e Carlos Sait Pereira de Andrade disputando o cargo de Vice-Reitor, conquistou o primeiro lugar na consulta. 

Pelo calendário eleitoral estabelecido, o Conselho Universitário teria que apresentar ainda hoje a lista tríplice que será enviada à Presidência da República. . 

O mandato do atual reitor, Arimatéia Dantas Lopes, termina no mês de novembro. Até lá, o Presidente da República deve realizar a nomeação do próximo gestor, que vai comandar a Universidade Federal até 2024.

 

Natanael Souza
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais