Cidadeverde.com

Após ampliação de horário, setor lojista pede fim das restrições de funcionamento aos sábados

Imprimir

Foto: RobertaAline/CidadeVerde.com

A queda nos índices da pandemia do coronavírus levou prefeitura a ampliar o horário de funcionamento das empresas e estabelecimentos do comércio varejista a partir da segunda-feira (31). Porém, os lojistas pedem o fim das restrições de funcionamento do comércio aos sábados.  

O presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado do Piauí (Sindilojas), Tertulino Passos, afirma que esse é um ponto que ainda atrapalha às vendas.

“Com mais tempo com a loja aberta, temos mais tempo par atender nosso clientes e vender. Umk ponto negativo que ainda atrapalha muito é fechamento no sábado. Ainda continua com essa restrição no sábado. Tem um decreto até o próximo sábado. É importante que o decreto não seja prorrogado. O movimento vem crescendo. O consumidor passa a ter mais confiança. Cresce o número de pessoas nas lojas”, destacou. 

De acordo com o Decreto Nº 2.052 da Prefeitura de Teresina, as empresas e estabelecimentos dos comércios varejistas, inclusive os existentes no Shopping da Cidade, poderão funcionar de 9h às 18h. No caso dos localizados na zona Leste da cidade, estes estão autorizados a funcionar de 10h às 20h. Já os comércios varejistas localizados nos Shopping Centers, o horário de funcionamento será de 12hàs 20h.

“A flexibilização dos horários de funcionamento de alguns setores se tornou possível graças a estabilização e queda nos casos de infecção do Coronavírus na capital. A última pesquisa sorológica realizada na cidade mostrou uma queda no números de positivados na nossa cidade, uma queda do número de atendimentos por síndromes gripais e também da taxa de ocupação dos leitos de Unidades de Terapia Intensivas (UTIs) para a Covid-19, o que nos deu segurança para abrir um pouco mais no que diz respeito às normas e horário de funcionamentos de alguns estabelecimentos”, informou o prefeito Firmino Filho.

O documento autoriza também que as empresas e estabelecimentos dos comércios varejistas e atacadistas de materiais de construção, que não estão localizados no Centro de Teresina, funcionem das 8h30 às 17h30. Em caso de descumprimento do Decreto, os estabelecimentos ficarão sujeitos à interdição total das atividades e cassação do alvará de localização e funcionamento.

Lídia Brito
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais