Cidadeverde.com

Incêndio pode atingir sítios arqueológicos e fontes de água em Domingos Mourão

Imprimir

 

Um incêndio em uma área de vegetação localizada na serra dos Matões, em Domingos Mourão, pode atingir sítios arqueológicos e mananciais de água mineral localizados na região. O alerta é de moradores do município, distante cerca de 230 km de Teresina, que também temem pela destruição da flora e da fauna.

De acordo com os moradores, as chamas já duram mais de 20 dias. Equipes do Corpo de Bombeiros atuam no local, com auxílio de voluntários e funcionários da prefeitura do município, na tentativa de conter o incêndio

“A situação está muito crítica, porque o fogo está nas serras, nos morros e na região terrestre. Na região terrestre, eles [bombeiros e voluntários] conseguem controlar, mas, infelizmente na região das serras eles não conseguem apagar, porque não têm acesso”, contou a estudante Thais Luana da Silva ao cidadeverde.com

Ainda de acordo com a estudante, incêndios de grandes proporções são comuns na região nesta época do ano. “Sinceramente, não sei o que passa na cabeça do ser humano que coloca fogo em qualquer terreno que seja. Provocar incêndios causa lesões irreparáveis ao nosso meio ambiente e à população, além do mais é crime ambiental”, desabafou Thais Luana. 

Na manhã desta terça-feira (01), mais uma equipe dos Bombeiros, deslocada de Parnaíba, chegou à região para verificar a situação e avaliar quais estratégias serão adotadas no combate às chamas.  

“A equipe continua na região. É uma área de difícil acesso, o que dificulta bastante os trabalhos. Ainda não temos informações se esse trabalho vai continuar ", explicou o comandante do Corpo de Bombeiros de Parnaíba, major Rivelino Moura. 

A baixa umidade do ar, as altas temperaturas e o vento são os principais entraves enfrentados no combate ao fogo. 

 

Natanael Souza 
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais