Cidadeverde.com

Prefeitura de Teresina inicia primeira PPP que beneficia setor de iluminação pública

Imprimir

Tem início nesta terça-feira, 01 de setembro, o contrato da nova empresa que vai gerir o serviço de iluminação pública em Teresina através de parceria público-privada, a primeira da Prefeitura. A nova empresa será responsável pela modernização, expansão e manutenção da iluminação municipal pelo prazo de 20 anos, com investimentos estimados em R$ 400 milhões.

O prefeito Firmino Filho ressaltou que Teresina é uma das pioneiras no país a implantar PPP na área de iluminação. Ele explicou que os novos investimentos no serviço trarão maior eficiência energética e menor consumo, resultando na economia de gastos. “Em dois anos, as mais de 90 mil lâmpadas existentes serão substituídas por lâmpadas de LEDs, reduzindo o consumo de energia com iluminação pública em torno de 50% e aumentando a eficiência operacional da rede, que também será ampliada até o fim do contrato”, disse.

De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh), o setor de iluminação pública passará por algumas mudanças. “Além de lâmpadas mais eficientes, o sistema terá também 22% de telegestão, com postes especiais que oferecem formas de controlar as lâmpadas remotamente, fazer medições, além de abrir caminho para instalação de Wi-Fi e outras tecnologias digitais. Assim, a capital piauiense se coloca à frente na implantação de atributos fundamentais para as smart cities (cidades inteligentes)”, ressaltou.

A secretária municipal de Concessões e Parcerias, Monique Menezes, destacou que, por conta do seu modelo da PPP de Iluminação Pública, a Prefeitura de Teresina já recebeu prêmios em eventos nacionais da área, além de convites para falar sobre o tema em outros municípios que buscam implementar projetos nos mesmos parâmetros. “Essa nova estrutura da iluminação pública à noite terá impacto na segurança, em áreas próximas de hospitais, delegacias, pontos de ônibus, ou seja, lugares importantes com iluminação moderna e de qualidade”, acrescentou.

Com o início do contrato, haverá inicialmente uma mudança provisória no número do Disque Iluminação por um prazo de 15 dias, que será o 0800-608-1022. Os moradores também usar o número da Coordenação de Iluminação Pública: 3234-8845. O novo contrato irá permitir que a população informe sobre problemas de Iluminação na cidade também através do site https://teresina.notificacao.gestoriluminacaopublica.com.br/municipio/4047, que já está em funcionamento, e também por aplicativos específicos que serão lançados em breve, bem como através de mensagens via Whatsapp.

Da Redação
[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais