Cidadeverde.com

Uespi e Embrapa promovem evento sobre tecnologia, ciência, coronavírus e trabalho

Imprimir

A programação do Festival Internacional de Divulgação Científica “Pint of Science” deste ano está cheia de conhecimento, discussões e trabalhos de grandes pesquisadores. Considerado um dos maiores eventos de divulgação científica do mundo, o Pint Of Cience acontece entre os dias 8 e 10 de setembro. O evento será transmitido pelo canal do YouTube da Uespi Oficial e da Embrapa. O Pint PHB visa levar os conhecimentos científicos, teses e estudos de pesquisadores para um bate-papo informal.

Em razão da pandemia, o evento será on-line em todo o mundo. Nesta edição, a Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Universidade do Delta do Parnaíba (UFDPar) e pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), sob organização das professoras Solange Aparecida, Alessandra Ribeiro e da pesquisadora Janaína Kimpara, se organizam para trazer discussões em diversas áreas do conhecimento.

A programação do evento acontece entre os dias 8 até 10 de setembro e conta com discussões sobre tecnologias, pesquisa, trabalho, ensino, além da discussão de temas do nosso cotidiano e da nova realidade diante do Coronavírus. No primeiro dia de evento o professor Felipe Ribeiro, professor do curso de História da Uespi, vai falar sobre “O sonho de trabalhar sem patrão e a geração que não vai se aposentar: bate-papo sobre história do trabalho”.

Ele afirma que a proposta do Pint Of Science é justamente abordar essas mudanças e estimular visões mais críticas e realistas sobre essa história, que é repleta de promessas, porém com fortes elementos de agravamento de desigualdades sociais. “Os debates sobre relações de trabalho estão em efervescência, principalmente neste contexto de pandemia. A situação de quem trabalha para aplicativos, por exemplo, tem trazido uma série de discussões sobre precarização de direitos do trabalho. E antes mesmo da pandemia o contexto era de seguidas pautas que afetam diretamente o trabalho das pessoas: empreendedorismo, reforma trabalhista, reforma da previdência. Então há uma forte mudança em curso que precisamos entender”, destaca.

Também nesse dia, o professor Ruan Nunes vai abrir uma discussão sobre a “A geração que sabe tanto de tecnologia e não sabe Inglês: Por que ninguém aprende Inglês na escola?”

“Então, eu pretendo abordar alguns mitos sobre ensino-aprendizagem da Língua Inglesa no cenário atual, pensando que vivemos tempos de tecnologia tão avançada e situações ainda precárias de níveis de língua. A ideia do título é um click bait para já fazer as pessoas pensarem sobre a relação entre tecnologia e Língua Inglesa e os mitos que repetimos muitas vezes sem questionar”, pontua o docente do curso de Letras Inglês da Uespi.

Além dessas discussões, programação tem vários outros temas. Confira o cronograma completo:

  • Prof. Felipe Ribeiro (UESPI) – o sonho de trabalhar sem patrão e a geração que não vai se aposentar: bate-papo sobre história do trabalho – 08 de setembro, 16h, canal da Uespioficial;
  • Prof. Ruan Nunes (UESPI) – a geração que sabe tanto de tecnologia e não sabe Inglês: Por que ninguém aprende Inglês na escola? – 08 de setembro, 18h, canal da Uespioficial;
  • Prof. Dario Calçada (UESPI) – sendo um JEDI em um universo de dados: transformando dados em sabedoria – 09 de setembro, 16h, canal OdeioFísica;
  • Pesquisadora Fábia Mello (EMBRAPA) – hotel das abelhas: aprenda a proteger abelhas com material reciclável, 09 de setembro, 18h, canal da Embrapa;
  • Profa. Anna Carolina Toledo (UFDPAR) – pequenos e poderosos: lições do coronavírus – 10 de setembro, 16h, canal da Uespioficial;
  • Prof. Lucas Antonio Duarte (UFDPAR) – existe ciência brasileira no nosso cotidiano? – 10 de setembro, 18h, canal da Uespioficial.


Para acompanhar toda a programação e receber as notificações se inscreva no canal da Uespi Oficial e no canal da EMBRAPA.

Para mais informações acesse o site do evento.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais